Profissionais participam de palestra sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que trata da execução de medidas socioeducativas e programas de atendimento aos adolescentes autores de ato infracional, foi tema de palestra ontem no Centro da Juventude de Paranavaí.
A atividade marcou o início da programação em alusão ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil (celebrado no dia 12 de junho).
A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e tem como objetivo a conscientização, mobilização e participação de todos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes vítimas da exploração no trabalho, bem como na busca de soluções efetivas para este grave problema.
A palestra foi proferida pelo juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Campo Grande (MS), Roberto Ferreira Filho, que foi vice-prefeito de Paranavaí na gestão Deusdete Ferreira de Cerqueira, tendo renunciado ao cargo em poucos meses para exercer a magistratura.
PROGRAMAÇÃO – Hoje, as atividades continuam com o evento lúdico “Trabalhar não é coisa de criança”.
O evento é uma mostra cultural, esportiva, de saúde e lazer com a participação do Núcleo Regional de Educação (colégios estaduais), escolas municipais, Vigilância em Saúde, Guarda Mirim, Sesi, Senac, Sesc, Unespar, Unipar, Acessuas, Fundação Cultural e Secretaria de Esporte e Lazer. A mostra será realizada em dois períodos: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no Centro da Juventude.
No período da tarde, às 14 horas, haverá a palestra com Murillo José Digiácomo, Promotor de Justiça no Estado do Paraná, especialista em Direito Civil e Direito do Trabalho e com importante atuação na área da criança e do adolescente. O evento será no Centro da Juventude e é aberto à população.