Profissionais participam de reunião técnica sobre vacinação contra gripe

Enfermeiras e técnicas de salas de vacina de toda a região se reuniram hoje em Paranavaí. O encontro foi para tratar sobre a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que terá início no dia 23 de abril.
Chefe de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva informou que o objetivo da imunização é reduzir as complicações, os internamentos e as mortes provocadas pela gripe.
A vacina distribuída este ano garantirá proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. São os de maior circulação e que oferecem maiores riscos de complicações. A imunidade tem duração de aproximadamente um ano.
Samira explicou que após a aplicação da vacina, passam-se 15 dias até que o organismo crie resistência contra a ação dos vírus. Nesse período, o paciente pode ter manifestação de sintomas, mas não significa que foram causados por causa da vacina. Ou já existia um vírus incubado ou se trata da ação de outro tipo viral.
PÚBLICO-ALVO – A campanha de vacinação se estenderá até o dia 1º de junho, sendo 12 de maio o chamado “Dia D”. Nesse período, as doses das vacinas serão distribuídas nas unidades básicas de saúde de toda a região.
Devem ser imunizados: crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), trabalhadores de saúde, idosos, pacientes com comorbidades (diabetes e problemas cardiovasculares, por exemplo), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores de escolas particulares e públicas.