Programa escrito não impede que candidato “mude de casaco”, diz Dilma

BELO HORIZONTE – A presidente Dilma Rousseff rebateu as críticas sobre o fato de não ter apresentado uma versão final de programa de governo.
Em campanha em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, a candidata afirmou, em reprovação indireta à rival Marina Silva (PSB), que a apresentação de um programa escrito não impede que pessoas mudem de opinião "como [quem] muda de casaco".
Dilma havia sido questionada sobre Marina ter dito que ela busca um "cheque em branco" da sociedade, ao fazer campanha sem um programa de governo consolidado.
"Esse é um problema que não é culpa do programa. Quem muda de programa toda hora, como muda de casaco, não é culpa do programa. A culpa é de quem muda", disse.
"Então não venha querer passar para nós uma coisa que não se caracteriza conosco. Todos os nossos programas são claros. Eles estão aí na realidade; ou alguém vai falar que eu tirei do bolso agora o Minha Casa, Minha Vida?", completou.
A presidente disse ser uma candidata diferente da de 2010, porque somou realizações no governo e já tem o que mostrar.
"Sei como é que faz, quanto faz, quanto custa, sei de onde tirar", afirmou a presidente, que respondeu a apenas uma pergunta em entrevista, sem permitir mais questionamentos ou ponderações.
Apesar da resposta endereçada à Marina, Dilma afirmou que poderia citar ao menos duas candidaturas que defendem "uma coisa em um dia e outra coisa em outro".