Programa pode beneficiar 23 municípios da região

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, esteve ontem em Paranavaí para falar sobre o Minha Casa Minha Vida – Sub 50, um programa do Governo Federal que tem como objetivo completar o atendimento familiar nos municípios com menos de 50 mil habitantes.
Ao todo, 23 municípios da região poderão ser contemplados pelo Minha Casa Minha Vida – Sub 50. O prazo para as inscrições termina no dia 5 de abril. A partir de então, o Ministério das Cidades fará a seleção dos projetos apresentados pelas administrações municipais, avaliando a disposição de terrenos e as necessidades das famílias de cada localidade.
Para aumentar as chances de participar da distribuição de recursos para a construção das casas, a primeira orientação é que os terrenos escolhidos pelas prefeituras estejam dentro dos limites urbanos dos municípios e que tenham condições topográficas favoráveis para as obras. Ter projetos bem elaborados também é fundamental, disse Chaowiche.
A expectativa do presidente da Cohapar é que pelo menos cem municípios paranaenses sejam contemplados com esta etapa do programa do Governo Federal. Cada um deverá receber de 30 a 60 unidades habitacionais. A intenção do Governo Estadual é que as casas estejam prontas até o final deste ano.
Atualmente, mais de 270 mil famílias de todo o Paraná não têm casa própria. Mesmo assim, Chaowiche disse acreditar que com os subsídios federais e estaduais será possível zerar o déficit em pouco tempo. “Em quatro anos, vamos alcançar 110 mil casas construídas. É um marco para o Paraná”, disse o presidente da Cohapar.
Além de prefeitos e técnicos dos municípios da região, a reunião de ontem à tarde contou com a presença do prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, do deputado estadual Antonio Teruo Kato e do chefe do escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Valmir Trentini.