Programa Recicla Prefeitura de Paranavaí vai coordenar PGR nos prédios públicos municipais
As secretarias de Administração e Meio Ambiente deram início esta semana ao Programa Recicla Prefeitura de Paranavaí, que vai coordenar os trabalhos de coleta, separação e destinação final dos resíduos recicláveis em todos os prédios públicos municipais. O prefeito Rogério Lorenzetti nomeou uma Comissão formada por 14 servidores municipais para o início das atividades.
“A maioria dos servidores nomeados para a Comissão tem formação técnica ou acadêmica nas áreas de meio ambiente e geografia. Eles representam várias secretarias e órgãos públicos municipais e vão exercer serviços relevantes, sem remuneração. São pessoas que querem contribuir efetivamente para este trabalho de melhoria da gestão de resíduos no âmbito do serviço público municipal”, explicou a secretária de Administração, Selma Weber.
O objetivo principal da Comissão é promover a educação ambiental nos prédios públicos municipais e também a economia com a gestão de descarte de copos, por exemplo, aquisição de materiais biodegradáveis, papéis reciclados, etc.
Nos próximos dias 5 e 6 de agosto todos os membros da Comissão vão participar de um curso de formação no Centro de Eventos. “Em seguida eles vão dar início a um levantamento de dados para fecharmos um diagnóstico relacionado à separação dos resíduos em cada secretaria e órgão público municipal. A partir daí serão os elaborados os PGR (Plano de Gerenciamento de Resíduos) para cada prédio para a implantação na prática do Programa. A previsão é de que até novembro já estejamos com o Programa em pleno funcionamento”, frisou a secretária de Administração.
“A maioria dos servidores nomeados para a Comissão tem formação técnica ou acadêmica nas áreas de meio ambiente e geografia. Eles representam várias secretarias e órgãos públicos municipais e vão exercer serviços relevantes, sem remuneração. São pessoas que querem contribuir efetivamente para este trabalho de melhoria da gestão de resíduos no âmbito do serviço público municipal”, explicou a secretária de Administração, Selma Weber.
O objetivo principal da Comissão é promover a educação ambiental nos prédios públicos municipais e também a economia com a gestão de descarte de copos, por exemplo, aquisição de materiais biodegradáveis, papéis reciclados, etc.
Nos próximos dias 5 e 6 de agosto todos os membros da Comissão vão participar de um curso de formação no Centro de Eventos. “Em seguida eles vão dar início a um levantamento de dados para fecharmos um diagnóstico relacionado à separação dos resíduos em cada secretaria e órgão público municipal. A partir daí serão os elaborados os PGR (Plano de Gerenciamento de Resíduos) para cada prédio para a implantação na prática do Programa. A previsão é de que até novembro já estejamos com o Programa em pleno funcionamento”, frisou a secretária de Administração.