Programação cria vínculo afetivo e tradição familiar
De acordo com especialistas em TV, a programação infantil é importante para fidelizar a família, como explica o mestre em comunicação e pesquisador Julio Cesar Fernandes.
"O SBT tem muitas atrações dedicadas às crianças. Desenhos, dramaturgia. É a emissora que mais trabalha para esse nicho infantil na TV aberta. E esse é um segmento que fideliza o telespectador. Quem gosta do SBT tem uma ligação afetiva com ele, as pessoas realizam sonhos na emissora, ganham prêmios, casas. Isso cria um vínculo afetivo. E se esse vínculo é construído logo na infância, ajuda ainda mais a ter um público fiel", explica.
Ele conta que a tradição também é importante e está ligada ao sucesso na TV. "O "Bom Dia & Cia" criou uma marca forte. É quase como um "Rá-Tim-Bum!" na TV Cultura. Na década de 1980, várias emissoras tinham programação infantil e só o canal do Silvio Santos que manteve."
Para o doutor em ciências da comunicação Claudino Mayer, "os desenhos mostrados no horário têm uma inocência interessante". E ele complementa sobre o público que acompanha a atração: "Não é só criança. Se ganha do "Encontro" [Globo] é porque tem muito pai insatisfeito com o que passa na TV".