Projeto ajuda alunos a melhorar aprendizado em sala de aula

Para tentar melhorar a comunicação dentro e fora da escola e resolver problemas com indisciplina que estavam dificultando o ensino e a aprendizagem em sala de aula, alunos do 5° ano da Escola Municipal Noêmia Ribeiro do Amaral participaram durante três meses do Projeto “A Boa Comunicação – Como posso comunicar-me bem com as outras pessoas”, desenvolvido pela Associação de Agentes da Paz (Agepaz).
Entre os meses de agosto e outubro, semanalmente, 55 alunos do 5° ano, além de professores, estagiários, orientação e supervisão escolar e professoras intérpretes e de recreação, participaram de diversas dinâmicas a fim de melhorar as relações sociais dos estudantes junto à família, escola e a sociedade.
As atividades foram coordenadas pela assistente social Elza Aparecida de Souza Carvalho Grade, com o apoio de duas estagiárias e se concentraram em cima de quatro módulos específicos: a interação, a importância de seguir as instruções repassadas, a escolha das palavras e a comunicação não-verbal.
“O comportamento das crianças mudou muito, antes faltava comunicação e tudo era na base da agressão. Um esbarrão entre colegas já era motivo de briga. Tenho certeza que o comportamento deles mudou não só na escola, mas em casa e na sociedade também”, observou a diretora Márcia Moreira Rocha.

Teste de acuidade visual
Através de uma parceria com o Rotary Club Paranavaí Entre Rios, oito voluntários estiveram em setembro na instituição de ensino realizando testes de acuidade visual com o objetivo de detectar e encaminhar para atendimento oftalmológico gratuito as crianças com déficit de visão.
Dos estudantes atendidos, 16 apresentaram algum tipo de dificuldade visual e precisaram ser encaminhados ao médico. Três médicos oftalmologistas do município se colocaram à disposição para atender as crianças gratuitamente. Óticas também se prontificaram a doar óculos àquelas crianças que precisarem usar. Até agora, cinco alunos já foram atendidos e apenas um precisará usar óculos.
“Esta foi mais uma conquista para os estudantes carentes e parcerias assim só vem a somar para a melhoria da qualidade de ensino das crianças, além de melhorar a autoestima e qualidade de vida deles”, concluiu a diretora.