Projeto aprovado obriga clube esportivo a ter equipe para atender atletas em formação
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei 6204/13, da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que obriga os clubes esportivos a manter, nos alojamentos, um corpo de profissionais idôneos e capacitados para assistir os jovens atletas em formação (a partir de 16 anos) durante 24 horas.
Pela proposta, o clube que descumprir a regra poderá ter o contrato com o atleta em formação cancelado e também poderá ser punido com multa de até R$ 50 mil, que será dobrada em caso de reincidência.
TRAGÉDIA – O relator na comissão, deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), ressalta a importância dessa medida para a segurança dos jovens atletas, e relembra a tragédia ocorrida em fevereiro desse ano, no “Ninho do Urubu”, Centro de Treinamento do Flamengo, onde 10 garotos morreram depois que o alojamento pegou fogo.
“Embora os sonhos alimentados por esses jovens sejam diferentes da realidade, já que, em média, menos de 1% dos aspirantes à profissão são aproveitados, não podemos deixar de observar a imensa responsabilidade que tem esses clubes ao abrigar esses jovens. Certamente, a efetivação dessa proposta será benéfica e trará mais tranquilidade para as famílias dos jovens atletas”, diz Vidigal.
O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.