Projeto Comunicação Fraterna desenvolvido na rede municipal recebe Prêmio Agrinho

Na última semana foi divulgado o resultado de mais uma edição do Programa Agrinho – desenvolvido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) – que neste ano teve como tema “Saber e atuar para melhorar o mundo”.
Paranavaí ficou com o 5º lugar na categoria “Município Agrinho” e recebeu como prêmio um computador que foi sorteado nesta segunda-feira (1º) entre as escolas da rede municipal. Quem ganhou o equipamento foi a Escola Municipal Pedro Real, do Jardim Morumbi.
Ao todo, cerca de 200 estabelecimentos de ensino do Paraná se inscreveram no programa e apenas 10 foram premiados. Paranavaí ficou em 5° lugar com o Projeto Comunicação Fraterna, que trabalha a inclusão com alunos dos 5º anos das escolas municipais da cidade. Esta foi a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) inscreveu o projeto no Programa Agrinho.  
A supervisora pedagógica da área de alfabetização, Sônia Costa Brum, conta que nos meses de agosto e setembro deste ano cerca de 1.100 crianças, das 19 escolas do município, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a inclusão de pessoas especiais na sociedade e também nas escolas.
“Alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) preencheram formulários sobre seus gostos e hábitos do dia a dia, para que os alunos dos 5° anos das escolas municipais pudessem conhecer mais sobre eles. Na sequência, os professores montaram grupos em sala de aula onde foi trabalhado o tema da inclusão e, posteriormente, foram escritas cartas aos alunos da APAE que foram entregues com a ajuda de um carteiro dos correios. No final do mês passado, alguns alunos foram sorteados e levaram presentes aos novos colegas da APAE e participaram de uma confraternização”, comenta.
Segundo a Supervisora Pedagógica da Educação Especial, Terezinha de Jesus Rodrigues Plaça de Souza, o Projeto Comunicação Fraterna foi idealizado dentro da Seduc e construído por supervisoras das áreas de alfabetização e educação especial e infantil.
“Desde que foi criado, o projeto tem ajudado as crianças e adolescentes do município a entenderem melhor as diferenças entre as pessoas, a solidariedade, a fraternidade e o respeito com o próximo”, detalha.
“Como o Projeto foi crescendo e ajudando na transformação da mentalidade e obtendo ótimos resultados, tanto com os alunos, quanto junto aos professores, decidimos inscrever o projeto. Tudo foi documentado e fotografado ao longo do tempo e percebemos que o progresso foi enorme”, conclui a supervisora.