Projeto criando três novas secretarias deve ser enviado à Câmara até segunda

O prefeito Rogério Lorenzetti deve encaminhar até a próxima segunda-feira, projeto de lei à Câmara de Vereadores criando três novas secretarias. Com isso, deve passar para 17 o total de pastas, cujos titulares formam o chamado primeiro escalão da administração municipal. O secretariado deve ser divulgado logo após a primeira votação do projeto pelos vereadores.
A Secretaria de Comunicação informou que o prefeito vai propor a criação das secretarias de Administração e Finanças, além da Secretaria de Proteção ao Patrimônio Público e de Trânsito. A secretaria de Gestão (que hoje acumula administração e finanças) continuará existindo, apenas com novas atribuições, espécie de Secretaria de Governo.
O secretário Jorge Roberto Pereira da Silva explica que o tema foi debatido durante a campanha eleitoral. O prefeito Rogério Lorenzetti, então candidato à reeleição, já havia proposto o desmembramento e tratado da Secretaria de Patrimônio e Trânsito durante a campanha.
A expectativa da administração é de que o projeto possa ser lido já na reunião dos vereadores na próxima segunda-feira. Com isso, seria votado em primeira discussão no dia 17 de dezembro. A partir daí, será divulgada a composição do secretariado para assumir em janeiro de 2013 para o novo mandato de Lorenzetti.
Previsão é de que o anúncio aconteça entre os dias 18 e 20 de dezembro. Único nome confirmado até o momento é de Osmar Wessler, atual secretário de Agricultura e que permanece na pasta para o ano que vem.
Enquanto isso, aumentam as especulações em torno de nomes. O prefeito continua se reunindo com os partidos aliados. Mesmo antes da eleição, Lorenzetti disse que iria se utilizar do desempenho dos partidos no pleito com parâmetro para compor a equipe, sem abrir mão do componente técnico.
Sobre a possibilidade de Lorenzetti tirar um novo período de férias neste final de ano, o secretário informa que não há previsão neste sentido. O tema é debatido na política paranavaiense, pois, em caso de licença para férias, o presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, assumiria novamente a chefia do poder Executivo.
VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO – O presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, confirmou ontem uma reunião com os demais vereadores para debater o orçamento de 2013 e possíveis emendas por parte dos parlamentares. Após esse encontro, os vereadores devem se reunir com o prefeito Rogério Lorenzetti, tratando do mesmo tema. A expectativa é que o orçamento possa ser lido já na próxima reunião ordinária.