Projeto quer desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva de mandioca e citros

A instalação do Parque Tecnológico de Agroinovação em Paranavaí será discutida com a população em evento nesta sexta-feira. A Jornada de Agroinovação vai definir as primeiras ações para implementação do empreendimento, em 2019, após um ano e meio de estudos, começando pela contratação de uma entidade privada sem fins lucrativos para fazer a gestão do projeto.
Além de anunciar as bases do contrato de gestão do AGRO+i, o evento desta sexta também fará o lançamento de um concurso nacional de estudos urbanístico e arquitetônico do futuro Parque Tecnológico e Centro de Agroinovação, a ser implantado em parte da Estação de Pesquisa do Iapar em Paranavaí e em áreas públicas.
A ideia do projeto é acelerar o desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva de mandioca e citros, gerando mais empregos e ampliando o mercado de trabalho.
“O Parque tecnológico trabalha com o desenvolvimento de empresas de alta tecnologia e tem como objetivo criar um espaço que possa atrair empresas de todo o Brasil e até do exterior, criando em Paranavaí um espaço internacional e que participe da economia mundial”, disse o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Caique).
“Esse projeto é maior do que uma gestão. É algo que deve prosseguir em caso de eventuais mudanças, pois é apolítico. Com esse parque, queremos promover o desenvolvimento de Paranavaí, entender melhor o que pode ser explorado e/ou melhorado, trazer novas tecnologias e dar um grande salto como cidade”, ressaltou o prefeito.
Na Jornada de Agroinovação desta sexta-feira, às 13h30, no Centro de Eventos, todos os parceiros do projeto Parque Tecnológico Centro de Agroinovação de Paranavaí – AGRO+i – assinarão o Terceiro Acordo de Cooperação, definindo as metas para 2019, que incluem, além da contratação de entidade privada para gestão do empreendimento e lançamento do concurso nacional de estudos urbanístico e arquitetônico, a implantação da Incubadora de Empresas e a estruturação da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), entre outras iniciativas. (Ass./Pref.)

Acordo para o Parque Tecnológico
Em maio de 2017, foi assinado um acordo de cooperação entre o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Prefeitura de Paranavaí, Sebrae e entidades empresariais dos segmentos de citros e mandioca, constituindo um grupo de trabalho que vai apresentar um projeto para implantação do Parque Tecnológico em Paranavaí.
Depois do evento, formou-se um grupo de trabalho com representantes de universidades, produtores de mandioca e citros, além de profissionais da Prefeitura, Iapar e Sebrae.
Recentemente, profissionais contratados pelo Sebrae estiveram em Paranavaí para realizarem entrevistas com diversos líderes da cidade para prosseguir os estudos que visam à implantação do Parque Tecnológico e saber das potencialidades e dificuldades de Paranavaí e região. A proposta foi discutida e bem vista no Conselho Estadual de Parques Tecnológicos (CEPARTEC).