Projetos apontaram alternativas de crescimento para Paranavaí

Fazer com que uma cidade cresça e se desenvolva de forma sustentável requer planejamento. Por isso, um grupo de lideranças de Paranavaí se reuniu para pensar em ações estratégicas que vão compor o Projeto Repensando Paranavaí. Na tarde de quarta-feira, eles apresentaram os estudos que elaboraram nas últimas semanas, com projeções para diferentes segmentos.
O consultor do Sebrae/PR de Paranavaí Wendell Gussoni explicou que o trabalho foi um exercício de preparação para o grande fórum de discussões que acontecerá em 2014, para tratar sobre o futuro da cidade. “O objetivo é pensar em como queremos que Paranavaí esteja em 2030 e definir linhas de ação de acordo com o que a comunidade quer”.
Três temas nortearam os estudos feitos pelos participantes da Escola de Líderes: qualificação profissional, arranjos produtivos locais e sala do empresário. O primeiro teve como base a demanda identificada em Paranavaí – o mercado de trabalho exige mão de obra devidamente capacitada. O segundo, para estruturar as cadeias produtivas. O terceiro, para facilitar a abertura de empresas e os trâmites legais para os empreendimentos já constituídos.
A formação de lideranças é uma proposta do Sebrae/PR, do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep), da prefeitura e da Associação Comercial e Empresarial (Aciap). De acordo com Gussoni, o projeto já foi desenvolvido em outras cidades, com resultados extremamente positivos.