Projetos da Escola de Líderes visam o desenvolvimento de Paranavaí e região

O encerramento da Escola de Líderes 2014 aconteceu terça-feira com a apresentação dos projetos dos participantes – empresários e dirigentes de entidades -, entrega de certificado de conclusão e coquetel para convidados.
A Escola de Líderes, que está inserida na programação do movimento “Repensando Paranavaí”, é desenvolvida pelo Sebrae em parceria com a Aciap, o Observatório Social e o Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep).
Durante os encontros, ministrados pelas facilitadoras do Sebrae/PR, Sirmey Amaral e Marilúcia Ricieri, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o papel do líder e o seu poder de influência transformadora junto às comunidades.
Com a missão de contribuir para o desenvolvimento de Paranavaí e região, os participantes da Escola de Líderes subiram ao palco da Aciap para apresentar os projetos: “Desenvolvimento, Capacitação das Lideranças”, “Câmara Técnica de Planejamento Urbano e Ambiental”, “Óleo Amigo”, “Transformando Costureiras em MEIs” e “A importância da preparação e sucessão de novos líderes nas entidades”.
Como iniciativa e comprometimento fazem parte do líder, alguns projetos darão início às suas atividades ainda esse ano. É o caso do projeto que visa capacitar os líderes de Tamboara.
“Fizemos a apresentação do projeto para os líderes de várias entidades, que ficaram empolgados e aceitaram a proposta”, revela o presidente do Rotary Club e Observatório Social de Tamboara, Marcos André.
Segundo o consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, a intenção é que todos os projetos sejam concretizados. “Esse não é um ponto final. A expectativa é que os projetos aconteçam”.
Depois de muito aprendizado, os líderes também almejam formar novos líderes. “É uma necessidade que encontramos no município. Os líderes têm essa dificuldade (de encontrar um sucessor), pois não encontram outras pessoas preparadas”, afirma a coordenadora do Observatório Social de Paranavaí, Thais Soares.
Assim como os colegas, o empresário Márcio Magalhães, da loja Novo Lar, avalia o curso como muito produtivo e valioso. “Já apliquei algumas ferramentas do curso na minha vida pessoal e profissional, mas o principal é ter a convicção de que somos capazes de realizar projetos. Às vezes, passamos a vida toda esperando para realizar algo que mude o mundo, mas, na verdade, podemos começar mudando o nosso bairro, a nossa cidade”.
Durante o encerramento, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Marcio Catiste falou sobre o legado que os cidadãos de Paranavaí deixarão para seus filhos e destacou a importância do movimento “Repensando Paranavaí”.