Proposta de mudança do traçado da Ferrovia Norte/Sul será analisada pela ANTT
Para o prefeito Paulo Peroba o resultado da audiência com o diretor Geral da ANTT foi vital para o início do trabalho político que o tema merece. “A Amunpar acionou todos os seus prefeitos para que mobilizassem seus deputados e senadores que compareceram na reunião, só com essa união vamos conseguir promover o desenvolvimento econômico e social em toda a nossa região”, disse Peroba que também preside a Amunpar.
O deputado federal Luciano Ducci, disse estar acompanhando todo o processo em Brasília. “Já protocolamos para a Amunpar o projeto proposto, e agora vamos acompanhar de perto a análise da ANTT”, disse o parlamentar que foi responsável por marcar a audiência com o diretor da ANTT.
EXPLICAÇÃO TÉCNICA – O técnico Sérgio Orlandini explicou com riqueza de detalhes os pontos negativos do traçado proposto pela ANTT que está em andamento. “Com traçado do projeto do trecho do Paraná em vigor, a região de Paranavaí ficaria fora da rota do transporte ferroviário, que vai até a cidade de Dourados (MS), chegando até a cidade de Mundo Novo no mesmo estado, entrando no Paraná por Guaíra, os problemas com esse traçado serão vários”, disse o técnico.
A proposta apresentada ao diretor da ANTT é de que o traçado seja modificado, onde o trem passaria por Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, e seguiria para a cidade de Primavera, no estado de São Paulo, e entraria no Paraná por Diamante do Norte até Maringá, passando por Nova Londrina e Paranavaí. O traçado proposto interliga as Ferrovias Norte/Sul a Oeste/Leste, aproveitando a ponte sobre a Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, no Rio Paraná, na cidade de Primavera-SP.
VANTAGENS – Entre as vantagens apontadas na mudança do traçado está a não construção de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Paraná na região de Guaíra, orçada inicialmente em R$ 115,4 milhões. Na mesma região de Guaíra, onde inicialmente está previsto o traçado da ferrovia, ainda existem problemas com áreas de demarcação indígena e com sítios arqueológicos.
A proposta apresentada ontem também prevê a diminuição do traçado entre os trechos entre Panorama e Dourados em cerca de 4 quilômetros. A interpolação proposta pela ANTT entre Dourados, Panorama e Maringá é de aproximadamente 635 quilômetros, enquanto que a interpolação proposta no projeto apresentado, entre as cidades de Dourados, Primavera, Panorama e Maringá a distância é de 534 quilômetros, ou seja 101 quilômetros a menos do projeto proposto pela ANTT, o que geraria uma economia considerável aos cofres da União, cerca de R$ 1 bilhão.
LIDERANÇAS REUNIDAS
Estiveram participando da Audiência da ANTT
– Prefeito de São Carlos do Ivaí – Paulo Peroba
– Prefeito de São João do Caiuá – José Carlos Maia
– Prefeito de Cruzeiro do Sul – Ademir Mulon
– Prefeito de Diamante do Norte – Daniel Domingos Pereira
– Prefeito de Paranavaí – Rogério Lorenzetti
– Prefeito de Santa Isabel do Ivaí – Beto Campos
– Prefeito de Santo Antonio do Caiuá – José Alves de Almeida
– Deputado Federal – Luciano Ducci
– Deputado Federal – Ênio Verri
– Deputada Federal – Christiane de Souza Yared
– Vice-prefeito de Santa Isabel do Ivaí – Tuica
– Vereadores de São Carlos do Ivaí e Santa Isabel do Ivaí
– Representante da senadora Gleisi Hoffmann
-Representante do deputado federal João Arruda.