Prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada. Agora, as pessoas incluídas nos grupos prioritários terão até 5 de junho para receber a imunização. As doses estão sendo ministradas em todas as unidades básicas de saúde dos 28 municípios atendidos pela 14ª Regional de Saúde de Paranavaí.
O objetivo da ampliação do prazo é alcançar a meta mínima de 80% de vacinação em cada parcela da população que tem direito a receber a vacinação gratuitamente. O resultado será a redução de complicações, internações e mortes decorrentes das infecções por vírus da gripe.
A vacinação é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias, idosos com mais de 60 anos de idade e pessoas com doenças crônicas. Nesse último caso, é preciso apresentar declaração médica comprovando a comorbidade.
Até a tarde de ontem, 75,68% do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde para os 28 municípios da região havia sido imunizado.
Entre as mulheres que deram à luz recentemente, o índice de cobertura vacinal é de 94,04%. No grupo dos profissionais que atuam no setor de saúde, o índice de vacinação é de 81,63%. Em relação aos idosos, 76,66% foram imunizados. No grupo das crianças, o percentual é 73,56%. Entre as gestantes, 60,69%.
SINTOMAS – Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Caso a pessoa apresente esses sintomas, deve procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.