Protesto de motoristas prejudica tansporte escolar em Paranavaí
Sem combustível para abastecer os ônibus do transporte escolar, a Secretaria de Educação de Paranavaí não terá condições de manter os veículos nas ruas. Significa que parte dos alunos não poderá ir para a escola nesta sexta-feira.
Informações da Secretaria de Comunicação Social dão conta de que na tarde de ontem três ônibus estavam em manutenção e pelo menos dois estavam sem combustível. Não havia previsão de quando a situação voltaria ao normal.
Os estudantes que não tiverem condições de ir para a escola por falta de transporte não serão penalizados. No entanto, não seria possível paralisar as aulas, já que nem todos dependem dos ônibus escolares.
UNESPAR – Na tarde de ontem, a direção do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) informou que as aulas da noite seriam suspensas, assim como as atividades pedagógicas desta sexta-feira. O setor administrativo funciona normalmente.
De acordo com a nota enviada pela direção do campus, a decisão foi tomada “procurando resguardar a segurança da comunidade acadêmica, e em virtude da paralisação do sistema de transporte dos estudantes”.
PROBLEMAS/PREFEITURA – Por conta da falta de combustível nos postos de gasolina da cidade, alguns serviços da Prefeitura já estão paralisados e a tendência é de que a situação se agrave nos próximos dias.
Entre todos os serviços, o único que a Prefeitura consegue garantir é o das ambulâncias. Segundo o diretor de frotas e abastecimento da Controladoria Geral da Prefeitura, Fabiano Augusto, “conversamos com pessoas do posto que é responsável pelo nosso abastecimento e eles garantiram que reservaram um pouco de combustível para as ambulâncias”, afirmou.
Apesar da garantia do combustível para as ambulâncias, a secretária de Saúde, Andréia Vilar, afirma que os demais serviços já correm risco de paralisação.
“Tivemos que restringir as visitas domiciliares das equipes dos postos de saúde. Vamos atender apenas emergências”.
Em outras secretarias, a situação é um pouco mais delicada. Ontem, a Secretaria de Agricultura já teve máquinas paralisadas e não pôde trabalhar a contento.
“Hoje dois caminhões pararam de rodar e até amanhã os demais também ficam sem combustível. As máquinas terceirizadas também estão sem trabalhar. Infelizmente, teremos que interromper alguns serviços”, disse o secretário Tarcísio Barbosa.
Na infraestrutura, alguns serviços também devem ser paralisados. “O problema é a falta de combustível, e não temos como agir. Nós somos orientados a abastecer com etanol, mas na maioria dos postos já acabou. Enquanto tiver gasolina, estaremos abastecendo. Porém, caso acabe, infelizmente não temos o que fazer”, afirma Fabiano. (Com assessoria da Pref.)