Protesto em Paranavaí contra reformas

Sindicatos da cidade e região Noroeste promovem ato público em Paranavaí, hoje, marcando a greve geral convocada nacionalmente pelas principais centrais sindicais do país.
A mobilização será a partir das 9h, na frente da Prefeitura, e em seguida haverá passeata, com nova concentração estendendo-se até 12h.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região, Nilton Borges de Carvalho, informa que os manifestantes sairão em passeata pela Rua Getúlio Vargas até a frente do Banco do Brasil, região central, onde haverá uma série de atividades explicando as razões da manifestação. Durante as ações serão distribuídos panfletos.
Carvalho prefere não antecipar números, mas acredita em mais de 500 participante no ato público em Paranavaí contra as reformas da Previdência Social e Trabalhista. O sindicalista lembra que virão caravanas das cidades da região, incluindo trabalhadores da agricultura familiar.
Não haverá expediente bancário nesta sexta em Paranavaí. Somente esses profissionais totalizam mais de 200 pessoas.
Ontem, a organização fez circular na cidade carros de som “convocando” para o protesto e greve, citando os principais motivos. Chamou a atenção o “Toque do Silêncio” como música de fundo, uma alusão ao que seria a “morte” dos direitos previdenciários e trabalhistas.
Borges de Carvalho complementa que as medidas afetam a todos os trabalhadores e daí a expectativa pela participação de grande número de pessoas.
SEGURANÇA – O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Ademar Carlos Paschoal, confirmou ao DN que houve um planejamento para colocar em prática durante a manifestação.
Disse que o papel da PM é garantir que as pessoas façam uma manifestação tranquila, de forma ordeira e pacífica. As equipes vão acompanhar todo o evento.
Também equipes da Ditran – Diretoria de Trânsito – devem fazer o trabalho de “batedores”. O trânsito será interditado, já que a passeata deverá ocupar a pista de rolamento da Rua Getúlio Vargas até a esquina com a Avenida Paraná, na contramão de direção.  

Bancos estarão fechados, anuncia o sindicato

Em relação à greve geral, Paranavaí deverá ter apenas uma categoria com adesão para gerar 100% de interrupção do expediente ao público. Trata-se dos bancários. Conforme o Sindicato, as agências da cidade não terão expediente hoje. Na região não há previsão de fechamento.
Quem precisar, inclusive aposentados para saque dos benefícios, poderão utilizar os terminais de autoatendimento. Portanto, confirmada a paralisação, os bancos retomam expediente apenas na próxima terça-feira, já que será feriado na segunda-feira (Dia do Trabalho).
Embora integrem o sistema financeiro, as cooperativas de crédito não devem paralisar as atividades, já que os profissionais não pertencem à categoria dos bancários.   
Enquanto o movimento sindical protesta, o Governo Federal alega que as reformas são necessárias para a retomada do desenvolvimento econômico e da geração de empregos no país.