Prova de matemática foi muito exigente, dizem professores
Professores e alunos apontaram a prova de matemática como a mais difícil do Enem, no domingo.
Já o tema da redação, publicidade infantil, foi considerado surpreendente, por não ter sido um assunto muito presente na mídia.
A prova deste domingo (matemática, linguagem e redação) marcou o fim da aplicação do Enem deste ano, que contou com 8,7 milhões de inscritos no país.
O gabarito oficial deve ser divulgado até quarta-feira pelo Ministério da Educação.
"Matemática exigiu muito cálculo. Nas edições anteriores, algumas questões eram muito fáceis, como qual a forma do guarda-chuva. Neste ano, nada disso", disse Eduardo Figueiredo, coordenador do cursinho Objetivo.
"Chutei tudo", disse a candidata Bruna Martins, 31, sobre a parte de matemática. Ela fez a prova em São Paulo.
Marcelo Dias Carvalho, coordenador geral do Etapa, afirmou que as questões de matemática costumam ser mais difíceis que o resto do exame, ajudando a diferenciar as notas dos candidatos. Essa tendência, segundo ele, foi repetida neste ano.
SURPRESA – A redação exigiu que o aluno escrevesse sobre publicidade infantil. Tanto alunos quanto professores ouvidos pela reportagem apontaram o assunto como surpreendente, pois esperavam tema com mais destaque no noticiário.
"Todo mundo estava pensando na seca, na Copa, e eleição. Fugiu um pouco da nossa atualidade. O Enem se caracteriza por isso, pelas coisas atuais. Mas foi tranquilo, deu para dissertar", disse o candidato André de Rodrigues, 35, em Porto Alegre.
Sobre linguagem, o diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinato, disse que chamou a atenção o destaque a autores consagrados, como Machado de Assis, em detrimento à literatura regional, característica de exames anteriores.
DIFICULDADE – Para Tasinato, a dificuldade da prova nessa área foi semelhante à do ano passado.
No primeiro dia do exame 2014, que cobrou ciências humanas e da natureza, professores de cursinho entenderam que a exigência foi maior do que na edição de 2013.
O ministro da Educação, José Henrique Paim, afirmou neste domingo que ainda analisa a dificuldade do exame e disse ser "precipitado" dizer que a prova de 2014 estava mais difícil.
Paim considerou que um problema detectado em 2013 – textos muito longos nos enunciados e em textos de apoio – foi sanado agora.
Carvalho, coordenador do Etapa, disse que também verificou a mudança.
Já o tema da redação, publicidade infantil, foi considerado surpreendente, por não ter sido um assunto muito presente na mídia.
A prova deste domingo (matemática, linguagem e redação) marcou o fim da aplicação do Enem deste ano, que contou com 8,7 milhões de inscritos no país.
O gabarito oficial deve ser divulgado até quarta-feira pelo Ministério da Educação.
"Matemática exigiu muito cálculo. Nas edições anteriores, algumas questões eram muito fáceis, como qual a forma do guarda-chuva. Neste ano, nada disso", disse Eduardo Figueiredo, coordenador do cursinho Objetivo.
"Chutei tudo", disse a candidata Bruna Martins, 31, sobre a parte de matemática. Ela fez a prova em São Paulo.
Marcelo Dias Carvalho, coordenador geral do Etapa, afirmou que as questões de matemática costumam ser mais difíceis que o resto do exame, ajudando a diferenciar as notas dos candidatos. Essa tendência, segundo ele, foi repetida neste ano.
SURPRESA – A redação exigiu que o aluno escrevesse sobre publicidade infantil. Tanto alunos quanto professores ouvidos pela reportagem apontaram o assunto como surpreendente, pois esperavam tema com mais destaque no noticiário.
"Todo mundo estava pensando na seca, na Copa, e eleição. Fugiu um pouco da nossa atualidade. O Enem se caracteriza por isso, pelas coisas atuais. Mas foi tranquilo, deu para dissertar", disse o candidato André de Rodrigues, 35, em Porto Alegre.
Sobre linguagem, o diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinato, disse que chamou a atenção o destaque a autores consagrados, como Machado de Assis, em detrimento à literatura regional, característica de exames anteriores.
DIFICULDADE – Para Tasinato, a dificuldade da prova nessa área foi semelhante à do ano passado.
No primeiro dia do exame 2014, que cobrou ciências humanas e da natureza, professores de cursinho entenderam que a exigência foi maior do que na edição de 2013.
O ministro da Educação, José Henrique Paim, afirmou neste domingo que ainda analisa a dificuldade do exame e disse ser "precipitado" dizer que a prova de 2014 estava mais difícil.
Paim considerou que um problema detectado em 2013 – textos muito longos nos enunciados e em textos de apoio – foi sanado agora.
Carvalho, coordenador do Etapa, disse que também verificou a mudança.