Proximidade do Dia das Mães faz aumentar movimento no comércio
O Dia das Mães está chegando. É uma data comemorativa que movimenta o comércio e estimula as vendas, ficando atrás somente do Natal no quesito comercialização. Em Paranavaí, as compras já começaram, por isso, os lojistas estão confiantes de que haverá crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.
Paulo Hurtado é dono de uma loja de calçados e acessórios. O grande movimento de clientes na manhã de ontem deixou o empresário animado, com expectativa de elevar de 15% a 20% as vendas na comparação com o Dia das Mães de 2016. “Estamos otimistas”.
De acordo com o comerciante, os itens mais procurados por quem sai às compras para o Dia das Mães são sapatos e sapatilhas, com preços que variam de R$ 39,90 a R$ 120. Mas também há quem opte por produtos com valores mais altos – botas, por exemplo. “O tempo frio tem ajudado”, disse Hurtado.
Na empresa em que Renata Marchi é vendedora, a aposta ficou por conta das novidades. Bolsas, blusas, calças e artigos em tricô são algumas opções procuradas por quem está à procura do presente ideal. A expectativa é que a próxima semana tenha resultados positivos nas vendas.
A gerente Cássia Lima de Oliveira afirmou que a primeira semana de maio foi mais tranquila, mas disse acreditar que a partir de segunda-feira (8), as vendas aumentarão. “A expectativa é muito boa. O movimento cresce bastante neste mês”.
Com a proximidade do Dia das Mães, os estoques foram renovados. Bolsas, carteiras, artigos folheados, bijuterias e diferentes opções, tudo para atrair os consumidores. “Fizemos um investimento grande. Esperamos vender 15% a mais [do que no ano passado]”, calculou Cássia.
Andressa Franciele Denadai Longuini também se mostrou confiante. Gerente de uma loja de perfumes e cosméticos, afirmou que as vendas para o Dia das Mães já começaram. “Vêm crescendo aos poucos. A próxima semana será ainda melhor”, disse, otimista.
A expectativa é registrar crescimento de 12% a 15% na comparação com a semana do Dia das Mães de 2016. Andressa tem motivos para projetar bons resultados: alguns produtos já estão acabando, graças à grande procura por parte dos clientes. Segundo a gerente, kits com diferentes itens têm sido os mais vendidos.
ACIAP – Além do comportamento dos consumidores, que não medem esforços para presentear as mães, os lojistas da cidade contam com o incentivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).
Para estimular as vendas, a entidade lançou uma campanha que sorteará prêmios para clientes e vendedores. Serão dez caminhões com mais de 30 itens, entre móveis, eletrodomésticos e utensílios; dez televisores de LED com 32 polegadas; e 20 tablets.
A iniciativa tem a parceria de outras Associações Comerciais e Empresarias do Paraná: Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Londrina e Foz do Iguaçu. Para concorrer é preciso comprar nas lojas identificadas com cartazes da campanha.
De acordo com o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, com a possibilidade de melhoras na economia, esta semana deverá ser promissora para os lojistas de Paranavaí. “Esperamos uma melhora significativa em relação ao ano passado”.