PSDB apresenta nova direção e se articula para as eleições municipais

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) apresentou ontem, em visita ao Diário do Noroeste, o novo Diretório Municipal de Paranavaí.
Ao serem recebidos pelo diretor do DN, jornalista Euclides Bogoni, os líderes partidários falaram do momento político e da necessidade de elaborar um projeto para a cidade. Também firmaram o compromisso da candidatura própria a prefeito neste ano.
Novo presidente do diretório, Ary Bracarense Costa Júnior lembrou que o PSDB paranavaiense integra o conjunto de partidos de sustentação ao governador Beto Richa (o governador integra a sigla).
Amparado por conquistas como a duplicação da BR-376 entre Nova Esperança e Paranavaí, Reitoria da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), além de outras obras como o Hospital Noroeste (Santa Casa – Unidade Morumbi), o PSDB pretende apresentar um candidato a prefeito de Paranavaí.
O partido conta hoje com dois pré-candidatos: o delegado Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) e o ex-deputado estadual Walmor Trentini.
Antes de definir o nome (as convenções acontecem de 20 de julho a 05 de agosto), o PSDB quer elaborar um projeto de cidade a médio e longo prazos, elencando pontos fundamentais como saúde, educação, moradia, segurança, infraestrutura e outros. Como pré-requisito, o presidente defende que o candidato seja “ficha limpa”. Segundo ele, condição para ingressar na legenda.
PRÉ-CANDIDATO – Quanto aos projetos, o pré-candidato Rossato Gomes propõe um estudo sobre a iluminação pública da cidade. Antecipa que coletou algumas informações e viu experiências de iluminação a LED, mais moderna e que consome menos energia. A experiência foi desenvolvida pela Cemig – a companhia elétrica de Minas Gerais.
Adverte que se trata de um exemplo, mas adequado em tempos de informação democratizada como os atuais. Com a experiência acumulada na área de segurança pública, se preocupa com ações da sociedade que possam dar oportunidades.
O grupo citou o caso dos conjuntos habitacionais. Na visão de Rossato Gomes, devem seguir uma lógica inclusiva e não o modelo que os coloquem à margem. No formato atual, opina, há limitação de acesso aos serviços e ações de cidadania. “O resultado na segurança é apenas o reflexo, consequência da falha do poder público”, analisa.
#IMG02
REUNIÃO
– Para construir o projeto a ser defendido nas eleições municipais, o PSDB deve ouvir os setores da sociedade. Tanto que promove hoje um encontro com os seus filiados. O evento está programado para a sede da Aciap – Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí – às 19 horas.
O partido tem 410 integrantes, figurando na cidade entre as três principais siglas em termos de filiados, complementa Valmir Trentini, que participa do Diretório.  Atualmente o PSDB conta em seus quadros com o vice-prefeito (Rubens Felippe) e três vereadores – egressos do PMDB – Mohamed Soumaili, presidente da Câmara; Walter dos Reis; Zenaide Borges.
Sobre a Câmara, os partidários antecipam que haverá chapa forte de candidatos. Bracarense Costa Júnior analisa que o ingresso dos três atuais legisladores é sinal de prestígio da sigla. No contexto das eleições municipais, os tucanos reiteram que o PSDB faz parte do conjunto de partidos de sustentação ao Governo. Nesta linha, deve seguir com o grupo. Uma das lideranças é o deputado estadual Tião Medeiros, do PTB, que também trabalha para ter um nome de consenso que represente o Palácio Iguaçu.  
LEGISLATIVO – O presidente da Câmara, Mohamed Soumaili, defende um projeto amplo para a cidade, que leve em conta uma visão estratégica e menos posicionamento pessoal. Pede reflexão sempre que houver uma proposta. Na área da saúde, por exemplo, diz ser favorável à construção de um hospital municipal.
Antes, porém, quer saber se é viável financeiramente para o município. A população está percebendo isso e cobra responsabilidade dos políticos”, sintetiza o candidato à reeleição, sugerindo o resgate do orçamento participativo. Projetos viáveis é também a linha defendida pelo secretário do Diretório, Arnaldo Giovani Rech, que pede iniciativas de desenvolvimento para a cidade.
A vereadora Zenaide Borges segue a tendência, mas fala ainda da participação feminina na política e articulação de um grupo de mulheres para as eleições. Com atuação na Saúde, Zenaide cita exemplos como do PA – Pronto Atendimento.
Na sua análise, há que se pensar na “humanização” do espaço, que na prática funciona como hospital municipal. Na visita ao DN participou também a pré-candidata a vereadora, professora Bruna Kathyusca Santana.
O vereador Walter dos Reis enfatiza a linha da necessidade de promover um projeto de desenvolvimento. Fala que a cidade está crescendo e precisa apresentar soluções em áreas sociais e na geração de empregos. Hoje a cidade se consolida como polo regional e vai ganhando mais habitantes e pessoas usuárias dos serviços públicos. Por isso, precisa de indústria, avalia.
O partido também se articula na juventude. Para tal, está apesentando o núcleo jovem, liderado pelo acadêmico de administração Lucas de Oliveira, 21 anos. Ele antecipa contatos e espera montar um grupo participativo já nas eleições deste ano. Compuseram ainda o grupo do PSDB na visita ao DN o agricultor Nelson Canato e o assessor da vereadora Zenaide, Luiz Fernando.