Psicólogas de Terra Rica apresentam ao prefeito o trabalho realizado na cidade
Na manhã da última sexta-feira (19) o prefeito de Terra Rica, Júlio Cesar da Silva Leite, recebeu as psicólogas que prestam serviços no município para um café da manhã.
Na reunião, o prefeito quis conhecer o dia a dia do trabalho das profissionais. "Com essa troca de informações é possível definirmos o planejamento para melhorar as condições de trabalho de vocês (psicólogas)", disse o prefeito.
Vários assuntos foram discutidos. As psicólogas informaram ao prefeito que a demanda de atendimento está muito grande e que o ideal seria a contratação de mais três psicólogas, sendo uma para a área da Educação e duas para área de Saúde.
Quem atende, atualmente na área da Educação é a psicóloga Camila Camei. "Hoje, eu faço a avaliação e precisamos de mais uma psicóloga para fazer o acompanhamento clínico", informou Camila.
Outro assunto abordado foi a diminuição da carga horária. "Não existe lei federal que prevê essa alteração, mas em algumas cidades, como Maringá, a jornada de trabalho foi reduzida para 30 horas", disse a psicóloga Nádia Shihadeh.
A justificativa para a redução de horas é a rotina laboral dos profissionais da psicologia que enfrentam uma grande gama de conteúdos emocionais. Reduzir a jornada preservaria a saúde mental e psíquica dos psicólogos. "A reivindicação é justa. Os psicólogos acabam absorvendo os problemas mais precisos do respaldo jurídico. Vou solicitar um estudo da parte jurídica", afirmou o prefeito.
A vice-prefeita Ana Marta da Silva Salomão e a secretária de Assistência Social, Renata Gomes de Abreu também participaram da reunião.