Qualificação de jovens é aprimorada por meio de visitas técnicas a empresas do município

Com o objetivo de acompanhar, na prática, tudo que é aprendido em sala de aula, cerca de 200 alunos do Programa ProJovem Trabalhador iniciaram nos últimos dias uma série de visitas técnicas a empresas locais dos mais diferentes segmentos.

Os jovens, que têm entre 18 e 29 anos, participam dos cursos gratuitos de capacitação nas áreas de Administração, Informática Avançada, Beleza e Estética, Corte e Costura, Soldador e Culinária que são ofertados graças a uma parceria entre Governo Federal e município (por meio da Secretaria de Assistência Social).
Na última sexta-feira, os alunos do curso de administração visitaram a empresa Tooling, fabricante de equipamentos para ótica, e ontem a turma do curso de corte e costura visitou a empresa Morena Rosa.
“Nestas visitas os alunos têm a oportunidade de conhecer melhor o ambiente de trabalho e o funcionamento de uma empresa, e conseguem fazer a relação da prática com o que estão aprendendo em sala de aula. […] As visitas são, geralmente, a parte mais aguardada pelos alunos e eles ficam realmente entusiasmados com esta oportunidade”, observa Priscila Morena, coordenadora de execução do programa.
Cada curso conta com 350 horas/aula (em seis meses) entre qualificação social e profissional. As aulas são ministradas na Estação do Ofício, escolas municipais Pedro Real, Getúlio Vargas e Neusa Braga, Provopar, Beckhauser Troncos e Balanças e no antigo Restaurante Italianinho. Durante este período letivo, os participantes recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100, além de uniforme, material (mochila, apostila e estojo), lanche, transporte e seguro contra acidentes.
Vânia Prudente é uma das alunas do curso de corte e costura que, mesmo antes de receber o certificado, já está aproveitando os benefícios da nova profissão. “Mesmo com pouca experiência já costuro roupas para a minha filha em casa. Além de economizar dinheiro com roupas, estou aproveitando para adquirir experiência”, conta a jovem.
Ter uma profissão com carteira assinada é um dos objetivos de Nathara Scarpelli Dias, aluna do curso de corte e costura. “Sonho em conseguir um emprego para conquistar as minhas coisas, comprar as minhas máquinas, e quem sabe, futuramente, costurar para fora”, planeja a jovem.
As aulas tiveram início em abril e a previsão é que já em outubro deste ano os primeiros alunos possam ingressar no mercado de trabalho. “Os cursos estão sendo realizados por uma empresa terceirizada contratada pelo município e uma das cláusulas do contrato é justamente a colocação desses jovens no mercado de trabalho. A responsável da empresa me disse que, nos próximos dias, deverá se reunir com os empresários locais para divulgar os cursos e viabilizar essa inserção no mercado local”, aponta a secretária de Assistência Social do município, Marly Bavia.
Segundo Francisca Célia, assistente administrativa da empresa responsável pelo curso, é comum ouvir dos empresários queixas relacionadas à falta de mão de obra especializada em diversas áreas. “Os empresários reclamam da falta de mão de obra capacitada para desempenhar determinas funções, e com as visitas nós conseguimos divulgar esse trabalho de qualificação, para que, no futuro, possamos viabilizar a inserção desses alunos no mercado de trabalho local”, explica.
SOBRE O PROGRAMA – O Programa ProJovem Trabalhador tem como objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo que eles sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte e cultura e lazer.