Qualificação é determinante para quem busca colocação no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso, quem procura emprego precisa estar preparado. “Em momentos de dificuldade econômica, o que vale é a qualidade do profissional”, disse o gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Lucas Barone.
Segundo ele, a atual situação que o Brasil enfrenta motivou os empresários a pisarem no freio e reduzirem as contratações. Para se ter uma ideia, no final de 2014 a Agência do Trabalhador de Paranavaí chegou a registrar aproximadamente 200 vagas de emprego. Hoje, são 48.
Apesar da oferta reduzida, as oportunidades estão distribuídas em diferentes áreas de atuação. Há nove vagas para auxiliares de linha de produção e três para vendedores pracistas. Também existem, por exemplo, vagas para auxiliar de escritório, eletricista industrial, pizzaiolo, porteiro e técnico em enfermagem.
Há, ainda, oportunidades para pessoas com deficiência. São 11 vagas: seis para empacotadores, duas para concreteiros, duas para repositores de mercadorias e uma para auxiliar de padeiro.
AS EMPRESAS – Na mesma medida em que os trabalhadores precisam buscar qualificação profissional, os departamentos de recursos humanos das empresas precisam estar abertos para oferecer oportunidades para que se capacitem.
Outra sugestão feita pelo gerente da Agência do Trabalhador é que remanejem as equipes, aproveitando o potencial dos funcionários. “É preciso investir e acreditar”, salientou Barone.
CAPACITAÇÃO – Pensando nisso, a equipe da Agência do Trabalhador tem organizado palestras, oficinas e cursos, através do Programa de Aperfeiçoamento do Trabalhador (PAT). Só neste ano, mais de 1.000 pessoas receberam treinamento em 25 atividades diferentes.
A próxima ação relativa ao PAT está programada para os dias 27, 28 e 29 de outubro, quando os servidores municipais de Paranavaí participarão de três palestras. Os principais objetivos são motivar os funcionários e estruturar a prestação de serviços, resultando, assim, na otimização do atendimento à população.
Os cursos do PAT são desenvolvidos de acordo com a demanda, ou seja, se o número de interessados em participar de algum tipo de capacitação é suficiente para a formação de uma turma, a Agência do Trabalhador organiza o curso, a oficina ou a palestra. O mesmo vale para empresas que queiram garantir treinamento para os funcionários.
EXPECTATIVAS – Barone disse que está otimista em relação aos próximos meses. Novembro e dezembro deverão provocar maior movimentação no comércio de Paranavaí, com a proximidade da principal data comemorativa do ano, o Natal.
Ele defendeu o argumento apostando nas contratações de vendedores temporários. Destacou, ainda, que não somente o comércio, mas as empresas prestadoras de serviços também serão beneficiadas às vésperas do Natal, porque muitas pessoas vêm de outras cidades para fazer compras em Paranavaí.