Qualificação profissional facilita inserção no mercado de trabalho
Se em 2014 a Agência do Trabalhador de Paranavaí chegou a contabilizar 150, 200, 250 vagas de emprego por dia, a situação é bem diferente neste ano que está começando. Ontem, por exemplo, eram 63. Por outro lado, a quantidade de pessoas procurando colocação no mercado de trabalho é bem maior do que há dois anos. Na tarde de terça-feira, foram feitos aproximadamente 350 atendimentos.
Diante desse cenário, a qualificação profissional se torna indispensável e facilita o ingresso do candidato no emprego desejado. De acordo com Nadiele Rocha Pereira, responsável pela captação de vagas na Agência do Trabalhador, as empresas estão cada vez mais criteriosas na hora de escolher o trabalhador, principalmente porque há mais mão de obra disponível.
É preciso ter destaque em relação aos concorrentes, por isso, as pessoas que estão desempregadas têm a opção de participar de cursos de capacitação e qualificação profissional. Na Agência do Trabalhador de Paranavaí, por exemplo, o Programa de Aperfeiçoamento do Trabalhador (PAT) garante essa oportunidade.
Nadiele explicou que são oferecidos cursos em diferentes áreas de atuação, graças a parcerias com instituições de ensino da cidade. No entanto, muitos desses cursos não são desenvolvidos por falta de pessoas interessadas. A programação para 2016 ainda não está definida, mas a previsão é de que isso ocorra até o final de janeiro.
A responsável pela captação de vagas na Agência do Trabalhador de Paranavaí destacou a necessidade de manter a atualização do currículo profissional. “Quanto mais qualificação, maiores são as chances de conseguir o emprego”. Segundo Nadiele, a maioria das funções requer conhecimentos mínimos sobre a língua portuguesa ou sobre as especificidades de cada emprego.
SERVIÇO – Para buscar informações sobre os cursos oferecidos pela Agência do Trabalhador, basta ir até o local – Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, centro – ou ligar para (44) 3421-2650.
Indústria é principal responsável por empregabilidade em Paranavaí
Houve um tempo em que a maior quantidade de vagas de emprego em Paranavaí estava no comércio. Isso se deu principalmente entre 2014 e os primeiros meses de 2015. Agora, no entanto, o setor industrial é o principal responsável pelas contratações na cidade.
Ontem, por exemplo, a Agência do Trabalhador contabilizou 63 vagas de emprego. A maioria era para a indústria: auxiliar de produção, caldeireiro, eletricista industrial e soldador são alguns exemplos. Havia apenas uma vaga para vendedor. (RS)