Quarta-Feira de Cinzas marca início da Quaresma: período de oração

Para os católicos, a Quaresma já começou. O período que antecede a Páscoa é marcado por três aspectos essenciais, que se baseiam no Evangelho: jejum, oração e caridade. “É quando os fiéis se voltam para ouvir a palavra de Deus com mais frequência”, explica padre Inácio Schiroff, da paróquia Santa Rita de Cássia.
A Quarta-Feira de Cinzas marcou o início das atividades. Durante a celebração, os católicos são marcados por cinzas que simbolizam a condição mortal dos seres humanos. “Lembra-te que és pó, e ao pós hás de voltar”, ensina o livro de Gênesis. Também fazem referência à conversão. “Convertei-vos e crede no Evangelho”, conforme o livro de Mateus.
Ao longo de toda a Quaresma, os católicos se aprofundarão no tema proposto pela Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e superação da violência. Na diocese de Paranavaí, o lançamento foi no dia 9 de fevereiro, conduzido pelo padre Sílvio César Pereira, administrador diocesano. Em nível nacional, foi na última quarta-feira. 
Em Paranavaí, padre Sílvio César Pereira afirmou que o objetivo desta edição é identificar a violência nas mais diferentes manifestações. A partir daí, propor medidas preventivas. Assim, será possível vivenciar a cultura da paz, seguindo os ensinamentos feitos por Jesus Cristo, conforme os preceitos da fé católica.
PENITÊNCIA – Padre Inácio Schiroff destaca que a Quaresma deve ser marcada por penitências. Muitos se abstêm de comer carne vermelha quartas e sextas-feiras. A orientação da igreja católica é que o alimento não seja ingerido apenas em dois dias: na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. Nas demais ocasiões, a decisão é pessoal.