Quase 1.000 crianças dizem não às drogas durante formatura do Proerd

Na noite de quinta-feira, quase mil alunos de 32 turmas dos 5ºs anos de 18 escolas da rede municipal de ensino participaram da formatura da turma de 2013 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
“A formatura anual do Proerd é sempre uma grande festa em Paranavaí. O Programa já existe há 13 anos no Paraná e em Paranavaí já é o sexto ano que desenvolvemos junto aos alunos os conceitos de segurança, de combate às drogas e à violência. Só temos que agradecer todo apoio que recebemos da Secretaria Municipal de Educação, dos instrutores e dos professores, que dão todo respaldo para que as atividades sejam executadas com êxito”, destacou o comandante do 1º pelotão da 3ª companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Tenente Ricardo Antônio Braz.
Para a diretora de Educação, Fátima Ferreira Louro, “o Proerd é uma ferramenta que vem beneficiando nossas crianças há vários anos. Os instrutores são profissionais capacitados e ensinam maneiras para que os alunos se mantenham longe das drogas. Em muitos momentos, eles conseguem até amenizar o sofrimento de crianças que passam por algum tipo de violência, seja ela doméstica ou na escola (pelo bullying). Aos pais, pedimos que cultivem essa sementinha de paz que foi plantada no coração de cada criança. Incentivem-nos a fazer o bem e valorizem a honestidade e o diálogo. E às crianças, não esqueçam de cada lição ensinada. Digam não às drogas e à violência, pois certamente vocês serão pessoas felizes e ajudarão a fazer outros felizes”.
Durante a formatura, duas alunas leram textos escritos por elas sobre o que significa o Proerd na sua formação. Os textos foram escolhidos entre 18 trabalhos enviados à Secretaria de Educação (um trabalho para representar cada escola).
As redações selecionadas foram das alunas: Daiana Rech, da turma da professora Maria Aparecida da Silva dos Santos (Escola Maria Schüroff Back); e Lívia Tossi Comegi, da turma da professora Silvia Maria Negrão de Melo.
Os policiais instrutores Antonio Marcos Sgotti e Marcelo Barbosa Gimenes também foram homenageados pelos serviços prestados e ajudaram as autoridades a fazerem a entrega dos certificados de formatura para cada escola participante do Proerd em 2013.

SOBRE O PROGRAMA
O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de D.A.R.E. Este esforço cooperativo foi guiado em dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, desenvolvido no Estado do Paraná pela Polícia Militar, em parceria com as Secretaria de Educação da rede de ensino fundamental pública e particular, consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante um trimestre letivo, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre crianças e adolescentes.
O Programa oferece uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor.