Quatro presos de Loanda e um policial civil com gripe H1N1

Alerta na cadeia pública de Loanda desde a última quinta-feira. Os funcionários estão trabalhando com máscaras porque quatro presos e um investigador da Polícia Civil foram diagnosticados com o vírus da gripe H1N1.
Um dos presos chegou a ficar internado por dois dias, mas já está de volta à cadeia. Os contaminados estão em cela separada, sendo medicados com Tamiflu.
O delegado Luciano Purcino disse que, a exemplo de anos anteriores, todos os presos e os policiais que trabalham na delegacia haviam sido vacinados contra a gripe. “Mesmo assim quando há suspeita de contaminação, imediatamente é realizado o teste para detectar o vírus”.
Purcino explicou que o policial foi infectado quando fazia o transporte de presos para receber tratamento médico. O delegado afirmou ainda que a situação dentro da cadeia está controlada e as medidas necessárias para evitar a contaminação e o surgimento de novos casos foram tomadas.
MUDANÇAS – Com a infecção do investigador da Polícia Civil deverá haver mudanças no transporte de presos. A função deverá ser repassada para a Polícia Militar, que já faz o transporte dos presos para as audiências.
O delegado informou que procurou o Poder Judiciário para alegar que o transporte feito por policiais civis caracterizam como desvio de função. Inclusive já existe decisão que proíbe esse tipo de serviço para os policiais.