Queimadas estão sendo um problema diz Meio Ambiente

A cidade de Paranavaí enfrenta vários dias sem chuva e neste período do ano as árvores perdem praticamente toda a sua copa e as ruas ficam tomadas por folhas secas.
A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, faz a poda, recolhimento e limpeza, mas as queimadas de folhas secas têm se tornado um problema.
A diretora de Paisagismo da Secretaria de Meio Ambiente, Thaís Marina Pereira, diz que a Prefeitura faz o trabalho de recolhimento dessas folhas e poda de árvores, mas muitas vezes não é possível atender a demanda de pedidos diários por conta da equipe reduzida.
“O problema é que muitas pessoas, ao invés de ligar informando a necessidade do serviço e aguardar o atendimento de sua solicitação, acabam ateando fogo em montes de folhas secas. Isso é muito prejudicial ao meio ambiente, porque esse fogo pode se alastrar e queimar outras plantas e vegetações que estão em boas condições”, diz Thaís Marina Pereira.
“Além disso, se torna um problema de saúde pública, já que as pessoas que moram próximo a esses locais de queimadas acabam inalando essa fumaça e tendo problemas respiratórios com esse tempo seco”, explica a diretora de Paisagismo.
Nas últimas semanas, a Secretaria de Meio Ambiente tem recebido muitas reclamações de focos de queimadas de folhas secas caídas das árvores. “O que precisamos é que as pessoas que flagrarem alguém ateando fogo a montes de folhas ou lixo, denunciem. Depois que a situação já está contida fica difícil identificar os responsáveis e mais difícil ainda fazer o recolhimento do material queimado”, destaca Thaís.
Para colaborar fazendo denúncias sobre queimadas de folhas ou lixo, basta que o morador ligue na Secretaria de Meio Ambiente (3902-1146) ou na Ouvidoria Municipal (156 ou 3421-2323, ramal 1208) em horário de expediente, ou ainda na Guarda Municipal (153).