Recadastramento para exames de ortopedia começa na segunda

A partir de segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí iniciará o recadastramento dos pacientes que precisam fazer exames de ortopedia.
Serão duas semanas para irem à unidade básica de saúde mais próxima de casa e apresentarem o encaminhamento feito pelo médico. O processo para atualizar as informações é simples e rápido.
O objetivo do recadastramento é saber exatamente qual é o tamanho da fila de espera para exames de diferentes especialidades em Paranavaí.
É que, segundo o secretário Agamenon Arruda de Souza, muitas pessoas deixam de ir ao médico no dia marcado. Para se ter uma ideia, de 12 a 21 de agosto 62 pessoas deveriam fazer mamografia, mas 20 não compareceram.
Ontem foi o último dia de recadastramentos para mamografia. Das 1.147 pessoas que estavam na fila de espera, apenas 60 foram a uma unidade básica de saúde para atualizar informações.
O número representa pouco mais de 5% dos pacientes. Antes, o recadastramento foi referente às ultrassonografias: das 3.980 pessoas na fila para exame, pouco mais de 150 atualizaram os dados.
De acordo com o secretário de Saúde, as pessoas que se recadastraram terão prioridade na realização dos exames. Os demais pacientes também serão atendidos à medida que apresentarem os respectivos encaminhamentos médicos em uma unidade básica de saúde.
Por enquanto, a avaliação que Souza faz sobre a situação revela preocupação. “Falta interesse da população. É uma calamidade”, diz, referindo-se ao número reduzido de pacientes que fizeram o recadastramento.