Região Noroeste ainda não alcançou meta de vacinação contra a gripe
No quadro geral, os municípios do Noroeste do Paraná ainda não alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para a campanha de vacinação contra a gripe. Até a tarde de ontem, 87,94% do público-alvo tinha sido imunizado, mas o objetivo é alcançar pelo menos 90%.
Quando a análise é feita de acordo com cada grupo considerado prioritário, é possível constatar que alguns ultrapassaram o percentual mínimo, como é o caso dos trabalhadores de saúde (96,15%), das mulheres que deram à luz há até 45 dias (110,35%) e dos idosos (91,98%).
A preocupação é com a população que ainda não atingiu a meta. Crianças com quatro meses a seis anos de idade totalizaram 79,17% de cobertura vacinal. E professores de escolas públicas e particulares alcançaram 81,59%.
No caso das gestantes, o índice de vacinação é de 77,88%, mas o grupo tem uma particularidade: o total de mulheres grávidas classificadas como público-alvo representa a projeção para o ano, ou seja, muitas ainda não estão no período de gestação ou tiveram o parto antes do início da campanha.
A ação para imunizar parte da população contra a gripe teve início no dia 23 de abril. O prazo final seria 1º de junho, mas como os percentuais de alcance não tinham sido alcançados, a campanha foi estendida até 15 de junho. A aplicação das doses está sendo feita nas salas de vacina de todas as unidades de saúde e também contempla pacientes com doenças crônicas.