Região Noroeste tem maior número de empresas cidadãs do Brasil
O Distrito 4630 do Rotary Internacional, que integra a Macrorregião Noroeste do Paraná, tem o maior número de empresas cidadãs do Brasil, dentro do projeto que visa angariar recursos para a Fundação Rotária de ações humanitárias. São 230 participantes, o dobro da região com o segundo maior volume de contribuições.
A informação é do governador distrital, empresário maringaense Mauro Carvalho Duarte Júnior. Ele esteve ontem na redação do Diário do Noroeste. À noite faria a visita oficial ao Rotary Club Paranavaí, o mais tradicional da cidade, fundado em 1954.
Para contribuir neste projeto, basta a empresa se manifestar a qualquer tempo. O repasse anual é de mil dólares, valor que pode ser repassado em até 12 vezes.
A Fundação Rotária desenvolve projetos em todo o mundo, mas os recursos em questão são aplicados no Brasil. Uma das ações mais conhecidas da Fundação é a campanha de erradicação da Poliomielite (Paralisia Infantil) no planeta. No Brasil, nova campanha de vacinação dia 24 de outubro.
VALORIZAÇÃO – Além do valor prático da doação, a organização empresarial tem algumas vantagens, como utilizar o selo de Empresa Cidadã. Sem contar que ser socialmente responsável é um dos itens para atingir a certificação Isso 26000 de qualidade.
Conforme cita o governador, é importante para a empresa aliar a sua marca ao nome do Rotary Internacional como fazem grandes organizações. A mais famosa dela é liderada por Bill Gates, o empresário da Microsoft.
Duarte Júnior falou ainda da importância das ações locais do Rotary. Enumerou exemplos de ações duradouras, para além de socorros imediatos.
A ideia, sintetiza, é que as ações de Rotary permaneçam, como agentes de melhoria da sociedade. Dentre os exemplos, doações de equipamentos para hospitais.
Esta visão mais permanente não impede que os clubes desenvolvam atitudes locais, de caráter mais imediato. As promoções, por exemplo, podem ter esse caráter.
O Distrito possui 84 clubes e cerca de 2.190 rotarianos. Mas, como destaca o governador, é bom pensar que todas as cidades tenham seus clubes e que os clubes já existentes se desenvolvam. “Fazer o bem é o mais importante”, relata.
MEMÓRIA – Ao ser recebido no DN pela jornalista Tânia Mara Bogoni, Duarte Júnior lembrou do fundador do Diário do Noroeste, Euclides Bogoni, falecido no dia 22 de junho do ano passado, aos 82 anos.
Rotariano por mais de cinco décadas, Euclides Bogoni recebeu várias homenagens do Distrito pela atuação e contribuições para o desenvolvimento rotário no Noroeste. “Era um grande rotariano”, resumiu.