Região presente nas negociações em Brasília

A região do Extremo-Noroeste do Paraná esteve representada no 20º Grito da Terra Brasil, realizado na semana passada em Brasília. Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG – o Grito da Terra negocia vários tópicos e reivindica a melhoria das condições gerais de vida e produção do trabalhador do campo.
Os presidentes dos sindicatos de Trabalhadores Rurais de Tamboara – Paulo Sanitá, e de Colorado – Aparecido Calegari, compuseram a comissão formada por mais de 100 lideranças de todo o país. Ao todo foram mobilizados 17 ministérios nas negociações do Grito da Terra.
Paulo Sanitá participou de negociações no Ministério de Desenvolvimento Agrário, do Trabalho, Previdência e Incra – MDA. Ele explica que os debates foram sobre o Pronaf – Programa Nacional de Agricultura Familiar. A reivindicação das lideranças se deu no sentido de as taxas de juros serem mantidas baixas em todas as áreas, tanto no Pronaf investimento como também no custeio, além de aumentar os recursos financiados, resume Sanitá.
Ele diz que foi pedido também mais recurso para habitação rural, além de aumentar o investimento para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Outras pautas importantes contaram com a participação da comitiva do Noroeste.
O sindicalista complementa a lista de pleitos no Ministério do Trabalho, que entre os assuntos também constam: Habitação rural para os assalariados rurais; direito ao PIS, inclusive para empregados junto a pessoas físicas. Já no Incra a pauta solicitou mais agilidade nas desapropriações de áreas passivas de reforma agrária para assentamentos das famílias acampadas.
PREVIDÊNCIA SOCIAL – No Ministério da Previdência Social foi reivindicada mais agilidade nos processos de aposentadorias. A preocupação maior é com os trabalhadores assalariados rurais, que atuam na informalidade sem registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – pois os mesmos estão sem o direito ao benefício da aposentadoria, preocupa-se o sindicalista.
Ainda neste encontro no Ministério da Previdência foi solicitada a prorrogação da exigência das contribuições, que pelo pleito passariam a vigorar em 2019.
REUNIÃO COM A PRESIDENTE DIA 20 – No dia 20 deste mês o Grito da Terra será encerrado com uma audiência com a Presidenta Dilma Rousseff. Neste encontro serão anunciados os resultados das negociações. Sanitá faz um balanço positivo das negociações, pois, conforme avalia, a maioria absoluta das politicas públicas voltadas para agricultura familiar e assalariados rurais foram frutos das mobilizações do Grito da Terra Brasil, realizado anualmente há 20 anos, sem interrupções.