Região será beneficiada com verbas para construção e reforma de unidades de saúde

Nesta semana, o Governo do Paraná liberou R$ 8,5 milhões para obra de construção, reforma e ampliação de mais de 195 unidades de saúde da família. Municípios da região serão beneficiados e lideranças estiveram presentes na solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O investimento total será R$ 45 milhões. Com mais esta liberação serão 450 Unidades Básicas de Saúde – UBS – construídas, ampliadas e reformadas no Estado. A medida faz parte do Programa de Qualificação da Atenção Primária (APSUS).
Dentre estas liberações, os municípios do Noroeste do Estado e pertencentes a 14ª Regional de Saúde, lembra a diretora Verônica Francisquini, foram contemplados nos anos de 2012, 2013 e 2014.
Toda unidade de saúde que o Estado entrega aos municípios recebe também um Kit completo de equipamentos. São 65 itens e incluem desde consultório odontológico, mesas clínicas, balanças, autoclaves, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes, complementa a diretora.
Na solenidade de assinatura do termo de adesão referente à primeira parcela de recursos estaduais para construção, reforma e ampliações, estavam presentes o presidente da Amunpar, José Maria Pereira Fernandes, de Santa Cruz de Monte Castelo; Claudio Golemba, de Alto Paraná; Mauro Lemos, de Amaporã; Pedro Castanhari, de Itaúna do Sul; Brasílio Bovis, de Marilena; Dorneles José Chiodelli, de Nova Londrina; Paulo Prates Nogueira, de Porto Rico. Também o município de Planaltina do Paraná foi contemplado pela ação. A prefeita é Mariza Basso Madeiras.