Região tem mais de mil notificações de casos de dengue em janeiro
Ontem a 14ª Regional de Saúde confirmou que as cidades da região chegaram a 1.001 notificações de casos suspeitos de dengue em 2013. O número hoje é maior, já que diariamente são dezenas de doentes que procuram as unidades de saúde. Enquanto Paranavaí e São Carlos do Ivaí vivem epidemia, outras cidades passam a preocupar.
Esses dados referem-se apenas aos primeiros dias de janeiro. Levando em conta o ano de 2012, o problema se agrava. Naquele período foram 1.105 notificações com 456 confirmações por exame. Além de 76 ainda pendentes. A maioria é concentrada entre outubro e dezembro, portanto, no mesmo ciclo epidemiológico vivido atualmente.
Terra Rica é o caso que mais desperta atenção. A cidade tem 19 casos confirmados pela Regional de Saúde e apenas 5 negativos. Como existem 64 coletas de casos suspeitos, a tendência é que as confirmações subam. Nilce Casado, chefe regional da Vigilância Sanitária, antecipa que se trata de um problema localizado numa determinada área da cidade.
Esse cenário é melhor do que o verificado em Paranavaí e São Carlos, cidades em que a dengue se espalhou, atingindo as diversas regiões. No entanto, a cidade é considerada “a bola da vez” em relação a um possível surto. É a que desperta mais preocupações no momento, confirma Nilce.
Mesmo gerando preocupações regionais, a dengue ainda não chegou a 21 cidades do Extremo-Noroeste em 2013. Há casos positivos em Amaporã (5), Paranavaí (312), Planaltina do Paraná (2), São Carlos do Ivaí (83), São João do Caiuá (5), Tamboara (3), Terra Rica (19).
A Secretaria de Saúde de Paranavaí atualizou os dados na tarde de ontem, elevando para 393 confirmações da doença. Também o total de notificações de casos suspeitos foi elevado para 821, contra 622 do boletim da manhã.
Sem contar que Paranavaí tem algumas preocupações extras. Uma delas é com a confirmação da presença do vírus tipo 4. Com isso, a cidade passa a ter registro de todos os vírus da doença. O risco é que, por se tratar de um novo tipo, a população não tenha resistência e possa desenvolver formas mais graves da doença. Os casos de vírus tipo 4 foram detectados na região do Jardim São Jorge, com apenas 1,5 quilômetro de distância entre eles.
A cidade está em situação de emergência desde ontem, conforme decreto do prefeito Rogério Lorenzetti. A condição permite algumas medidas emergenciais, tais como contratações e compra de materiais para combate à dengue.
PACIENTES NA SANTA CASA – Até o dia 24 deste mês a Santa Casa de Paranavaí atendeu no ambulatório 123 pessoas com suspeita de dengue. Destes, 26 pacientes ficaram internados, sendo quatro da região e os demais de Paranavaí. Os números mudam constantemente.
Deste levantamento, dez pacientes tiveram diagnóstico confirmado em exame, enquanto sete foram descartados e seis ainda aguardam resultado. De acordo com informações da CCIH- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – nenhum caso se agravou. As altas são constantes, bem como os internamentos.
Do total de pessoas que passaram pelo hospital, 46 tiveram confirmações de dengue, 27 foram negativados e 21 ainda aguardam resultado. 29 pacientes não fizeram a coleta.