Regional alerta para a importância de prevenção contra a Sífilis
Prevenir continua sendo a forma mais eficaz de combater a Sífilis. É indispensável o uso de preservativo nas relações sexuais, impedindo também outras doenças como Aids/HIV, as chamadas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Este é um dos alertas da 14ª Regional de Saúde, que conclui hoje o período de capacitação iniciada ontem para médicos e enfermeiros.
Outra forma importante de barrar a transmissão é fazer o teste rápido, hoje disponível na rede pública de saúde de todas as cidades, como informa Maria da Penha Francisco, da Regional.
Deve fazer o teste toda pessoa sexualmente ativa e que não se previne usando proteção (camisinha). Em Paranavaí os testes são concentrados no Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (SINAS), na Rua Rio Grande do Norte.
Não há números atualizados da doença, mas, como informa Maria da Penha, o cenário aponta para uma epidemia. Por isso, a necessidade de trabalhar a capacitação e despertar o interesse do paciente.
Uma das preocupações é com relação às gestantes com Sífilis. Isso porque há o risco da chamada transmissão vertical (da mãe para o bebê). O desafio é impedir tal transmissão.
O tratamento é simples, à base de penicilina. Dura cerca de um mês (dependendo do estágio), quando o paciente deixa de sentir os sintomas e também de transmitir a doença.
ABERTURA DO EVENTO – Por ocasião da abertura da capacitação denominada “Manejo da Sífilis nos Serviços de Saúde”, o diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, lembrou que, apesar de antiga, a Sífilis continua infectando pessoas.
Por isso, a importância de treinar as equipes, visando barrar a epidemia. O treinamento acontece na sede da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense.
Como destaca, o objetivo é oferecer formação aos profissionais envolvidos para uma abordagem adequada ao paciente. São aspectos como testes e tratamento adequado da doença, com acompanhamento dos pacientes, suas titulações e cura. O combate é uma das prioridades do Paraná na área da saúde.
O QUE É
A Sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum, cujo sintoma mais comum é uma úlcera indolor na região genital.
Quando não tratada adequadamente, a Sífilis pode espalhar-se pelo corpo e causar graves lesões de órgãos internos, como o coração e o cérebro.
SINTOMAS DA SÍFILIS
A doença é dividida em três estágios, denominados Sífilis Primária, Sífilis Secundária e Sífilis Terciária.
SINTOMAS
O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre o contágio e os primeiros sintomas da Sífilis Primária, é em média de 2 a 3 semanas. Todavia, há casos em que este intervalo pode ser tão curto quanto três dias ou tão longo quanto três meses.