Regional de Paranavaí se destaca na vacinação contra a dengue
A região de Paranavaí tem duas cidades dentre os 30 municípios que participam da Campanha de Vacinação Contra a Dengue no Paraná. E as duas lideram as estatísticas de cobertura no Estado, conforme números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Com o esforço do chamado “Dia D” no último sábado, Cruzeiro do Sul, que já liderava a cobertura vacinal com 87%, saltou para 88,5%. A meta é imunizar mil pessoas naquela cidade.
Outro destaque é Santa Isabel do Ivaí. A cidade alcançou sábado 85,5% de cobertura vacinal da população prevista, estimada em 1.715. Como referência, antes da mobilização de sábado tinha cidade com pouco mais de 20% de cobertura.
A chefe da Vigilância Epidemiológica da Regional, Samira Silva, entende que o alto índice se deve à estratégia adotada, que inclui a busca ativa, isto é, casa a casa, onde está o público-alvo da campanha. Os profissionais de saúde percorrem, inclusive, a zona rural para vacinar.
A campanha de vacinação contra a dengue segue no Paraná até o dia 27, próxima sexta-feira. Não há, por enquanto, previsão de que o prazo seja prorrogado.
A vacinação é voltada para jovens de 15 a 27 anos. O objetivo é vacinar quase 300 mil pessoas que já tomaram a primeira ou a segunda dose nas mobilizações anteriores.
Além das cidades da região fazem parte do esforço vacinal: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Iguaraçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Paiçandu, Santa Fé, São Jorge do Ivaí, Sarandi, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Porecatu, Sertanópolis, Itambaracá, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Cambará, Maripá, Paranaguá e Assaí. O critério de escolha levou em conta o risco para novas epidemias.
ALERTA ESTADUAL – A vacinação é mais uma estratégia importante de enfrentamento. Porém, independente da vacinação, os cuidados básicos com a dengue devem ser mantidos. O principal deles é eliminar água parada em qualquer quantidade, evitando criadouros do Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como Zika Vírus e Febre Chikungunya.
Relatório fechado na última quinta-feira mostra que a região de Paranavaí totaliza 60 casos positivos de dengue em 2017. O número de notificações chegou a 965, com 872 descartados por exame no Laboratório Central do Estado – Lacen. Outros 35 exames aguardam resultados. A região tem população estimada de pouco mais de 274 mil habitantes.
Paranavaí, a maior cidade com quase 87 mil moradores, lidera as estatísticas com 18 casos positivos em 2017, além de 447 notificações de pacientes com sintomas. Destes, 428 foram descartados via exame.
Embora os números sejam menores se levado em conta o balanço de 2016, a preocupação aumenta com a volta das chuvas regulares e elevação da temperatura. Como lembra Samira Silva, há circulação do vírus e um novo surto pode surgir se não houver efetivo combate e prevenção.