Regional de Saúde define novos grupos para vacinação contra gripe

Terminou na sexta-feira (9) a campanha de vacinação contra a gripe, que estabelecia alguns grupos da população como prioritários. A definição se baseou em estudos epidemiológicos, considerando os públicos mais vulneráveis aos sintomas.
Com o fim da estratégia, constatou-se que houve saldo positivo nos estoque das vacinas distribuídas em todo o Paraná. Por isso, foi possível inserir novos grupos na ação. A escolha também seguiu critérios epidemiológicos.
De acordo com informações da 14ª Regional de Saúde, nos municípios do Noroeste do Paraná serão contempladas as seguintes categorias: motoristas de ônibus e cobradores de transporte coletivo, cuidadores de pessoas vulneráveis (idosos, acamados), população em situação de rua e profissionais de educação (administrativos, serviços gerais, merendeiras).
A vacinação continuará para: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, idosos, pacientes com doenças crônicas e professores.
Até sexta-feira, as unidades básicas de saúde da região tinham conseguido atingir índice superior ao estabelecido pelo Ministério da Saúde para imunizar a população. O objetivo era alcançar pelo menos 90% do público-alvo. A média dos municípios do Noroeste chegou a 92%.