Registro de vagas e pré-seleção de candidatos são serviços gratuitos
O registro de vagas de emprego na Agência do Trabalhador de Paranavaí é uma opção prática para empresas que buscam mão de obra temporária ou permanente. Possui um sistema de seleção de candidatos que identifica características desejadas pelos contratantes, otimizando o processo e facilitando a escolha.
A gerente da Agência do Trabalhador, Elen Della Pria Kumatsu, explicou que todos os serviços são gratuitos, desde o cadastro das vagas até a intermediação e o encaminhamento dos candidatos para as entrevistas de emprego. O empresário também tem à disposição espaços para fazer a seleção.
O volume de abertura de postos de trabalho temporário ainda é pequeno, mas a expectativa é que cresça a partir da segunda quinzena de novembro, principalmente no comércio. É o período em que os lojistas se preparam para as vendas de final de ano.
De acordo com Elen, grandes empresas utilizaram a estrutura da Agência do Trabalhador para formar o quadro de funcionários. Outras seguem em contato direto com a equipe para conseguir substituir os empregados que eventualmente são desligados.
Em relação aos candidatos, a gerente afirmou que aproximadamente a maioria não cumpre requisitos mínimos exigidos pelos empregadores. Aproximadamente 80% das pessoas que vão à Agência do Trabalhador têm baixa escolaridade ou não estão devidamente qualificadas para as funções cadastradas.
A orientação, nesses casos, é que os trabalhadores se dediquem a concluir os estudos – pelo menos até o Ensino Médio – e busquem cursos de capacitação e qualificação profissional. Assim, têm mais chances de conseguir colocação no mercado de trabalho e de crescer dentro da empresa.
VAGAS DE EMPREGO – Na próxima semana, a Agência do Trabalhador de Paranavaí iniciará os atendimentos com 48 vagas de emprego. As oportunidades estão distribuídas em diferentes áreas de atuação (veja o quadro a seguir).
Do total de registros, 10 são oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência ou que passaram pelo processo de reabilitação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Interessados devem ir até a Agência do Trabalhador, na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, Centro. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço. O telefone para contato é (44) 3421-2650.
Para o público geral, são exigidos documentos pessoais e Carteira de Trabalho. Pessoas com deficiência também devem levar laudo médico. Já aquelas que passaram pela reabilitação, declaração do INSS.
SEGURO-DESEMPREGO – Na sexta-feira (9), a equipe da Agência do Trabalhador realizou um mutirão para receber pessoas que estavam na fila do seguro-desemprego. O objetivo foi diminuir a fila de espera e acelerar o processo. Mais de 60 pessoas passaram pelo local. Esse serviço será mantido de maneira pulverizada, com atendimentos distribuídos ao longo das próximas semanas.
Confira as vagas de emprego
Pessoas com deficiência ou reabilitadas:
Ajudante de eletricista – 1
Armador – 1
Auxiliar administrativo – 1
Auxiliar de linha de produção – 6
Empacotador à mão – 1
Público geral:
Analista de marketing – 1
Auxiliar de departamento pessoal – 2
Auxiliar de escrituração fiscal – 1
Auxiliar mecânico – 2
Azulejista profissional – 2
Borracheiro – 1
Cabeleireiro – 1
Campeiro – 1
Consultor de vendas – 1
Doméstica – 1
Forneiro (pizzaria) – 1
Massagista – 1
Mecânico – 1
Mecânico alinhador – 3
Meio oficial – 1
Montador de vidro – 1
Motorista de carga inflamável – 1
Operador de escavadeira – 1
Operador de linha de produção – 2
Pizzaiolo – 2
Professor de violão – 1
Serviços gerais – 2
Tosador de animais domésticos – 1
Vendedor externo – 7