Regularização do Título de Eleitor deve ser feita até o dia 6 de maio
Quem não votou nas últimas três eleições e não justificou a ausência têm até 6 de maio para regularizar a situação. Se perder o prazo, terá o Título de Eleitor cancelado.
Paranavaí tem 60 pessoas na lista de cancelamento. Em Tamboara, três eleitores. Amaporã e Nova Aliança do Ivaí têm dois moradores cada correndo risco de perder o documento.
Os números são baixos comparados a 2017. Naquele ano, estavam em condições de irregularidade 1.019 eleitores de Paranavaí, 63 de Amaporã, 41 de Tamboara e 17 de Nova Aliança do Ivaí.
Chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral, Alethéia Barros Aparício afirmou que grande parte dos eleitores da Comarca de Paranavaí regularizou as pendências durante o cadastramento biométrico, em 2017. É que a atualização dos dados requeria o pagamento das multas por ausência sem justificativa.
Para resolver o problema, basta ir ao Fórum Eleitoral de Paranavaí, retirar a guia de recolhimento e fazer o pagamento em uma agência do Banco do Brasil ou em correspondentes bancários. São R$ 3,51 por eleição. Depois disso, é preciso retornar ao Fórum Eleitoral com o comprovante de quitação dos débitos e documentos pessoais.
Também é possível imprimir a guia de recolhimento acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br/eleitor/serviços/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multa).
O cancelamento do Título de Eleitor pode acarretar uma série de punições. O cidadão fica impedido de tirar ou renovar o passaporte, não pode assumir cargo público e não consegue se matricular em instituição e ensino superior, entre outras sanções.
SERVIÇO – O Fórum Eleitoral de Paranavaí fica na Avenida Heitor Alencar Furtado, 3.300. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Para obter outras informações, é só ligar para (44) 3423-7669.