Reitoria permanecerá em Paranavaí, garante Aleixo
O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antônio Carlos Aleixo, garante que a reitoria continuará em Paranavaí. “Nada vai mudar”, assegura. “A comunidade de Paranavaí e região, que sempre lutou e se organizou para conquistar a reitoria, pode ficar tranquila”.
As declarações foram feitas depois que o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes enviou ofício solicitando a devolução do prédio utilizado pela equipe da reitoria. O imóvel pertence à Administração Municipal e foi cedido durante a gestão de Rogério Lorenzetti.
O documento destaca que o prazo para a entrega é de 90 dias. Também sugere que a nova sede seja em um dos “inúmeros prédios pertencentes ao Estado”, apontando como opção o “piso superior da atual Receita Estadual”, na Rua Manoel Ribas.
A justificativa para o pedido de devolução do prédio se baseia na queda da arrecadação de recursos da Prefeitura, “comprometendo os investimentos para atendimento dos anseios da população”, conforme o ofício enviado.
Por conta da queda de arrecadação de recursos, algumas medidas estão sendo tomadas pela municipalidade “no sentido de otimizar recursos humanos e financeiros”, prossegue o texto. “Uma dessas medidas é alienar alguns bens do município que não comprometam os serviços públicos e que não representem solução de continuidade para os projetos municipais”.
Segundo consta no documento encaminhado ao reitor da Unespar, trata-se de “uma edificação de ótima conservação e excelente localização”. Sendo assim, “o significativo valor obtido por uma eventual alienação será utilizado para projetos de extrema relevância como por exemplo, a construção do Centro Cívico”.
SOCIEDADE CIVIL – Para que a reitoria da Unespar fosse instalada em Paranavaí foi necessário que a sociedade civil organizada se manifestasse. Representantes de entidades locais se reuniram ao então governador do estado, Beto Richa, e a deputados estaduais em busca de apoio.
Outros municípios também pleiteavam a reitoria da Unespar, mas a mobilização do Noroeste do Paraná garantiu a conquista. Entre os que participaram desse processo estava Demerval Silvestre, coordenador da Sociedade Civil Organizada. Ele afirma que vê “com preocupação a decisão do prefeito”.
Na avaliação de Silvestre, o prefeito Rossato Gomes deveria ter ouvido a comunidade antes de encaminhar o ofício ao reitor da Unespar, para que juntos buscassem uma solução. “A forma como ele fez não foi correta”. Afinal, destaca o coordenador da Sociedade Civil Organizada, a reitoria foi uma conquista de toda a população.
Silvestre relembra das campanhas de arrecadação feitas após a decisão de instalar a reitoria em Paranavaí, quando foram arrecadados móveis e equipamentos para a equipe administrativa.
A partir de agora, a intenção é mobilizar a Sociedade Civil Organizada mais uma vez e trabalhar em conjunto com a Unespar, no sentido de encontrar alternativas. “Faremos uma parceria pelo desenvolvimento”, diz.
Para o reitor Antônio Carlos Aleixo, a “cidade ganhou projeção e maior respeito acadêmico após a definição da reitoria em Paranavaí”. Ele também reconhece que a comunidade “tem acolhido carinhosa e respeitosamente as atividades da Unespar”.