Remédios vencidos estão sendo recolhidos

A Secretaria de Estado da Saúde lançou campanha para incentivar a destinação correta de medicamentos em desuso. A ideia é conscientizar a população de que medicamentos não são como o lixo comum e devem ser descartados de forma específica.
A campanha terá duração de 60 dias durante os quais serão disponibilizados pontos de coleta de medicamentos vencidos ou fora de uso. Em cada um dos pontos haverá caixas identificadas com a logo da campanha.
A iniciativa foi possível graças a um acordo firmado entre o Estado, Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) e Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifarma).
O coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vinicio Bruni, ressaltou a importância do acordo setorial que uniu produtores, comerciantes e poder público para viabilizar a logística reversa de medicamentos no Paraná.
“Esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013. Conseguimos até integrar duas cadeias produtivas distintas, a de medicamentos e do papel, para tornar essa iniciativa viável também economicamente”, disse Bruni.
DESTINAÇÃO – Por conterem em sua formulação substâncias químicas, biológicas ou hormonais, remédios possuem grande poder contaminante. Quando o material acaba em um aterro sanitário, se associa ao chorume do lixo comum e pode chegar ao terreno subterrâneo, contaminando o lençol freático.
Se o medicamento vai para o esgoto, pode chegar diretamente ao meio ambiente, poluindo rios, lagos e solo ou, então, acabar em uma estação de tratamento, que nem sempre consegue eliminar totalmente a substância da água. A queima a céu aberto é outra forma de descarte inadequado com graves consequências ambientais.

EM PARANAVAÍ
Em Paranavaí, são dois pontos de coleta: na Farmácia Municipal e na Farmácia da 14ª Regional de Saúde, onde foram instaladas duas caixas.
Cada caixa tem dois depósitos distintos. No primeiro deles, na cor azul, a pessoa deposita a caixa e bula, caso estes estejam totalmente limpos. No segundo, de cor laranja, são colocados os frascos ou blister dos medicamentos.
Não é preciso fazer nenhum cadastro ou apresentar documentos.