Repasse do benefício será vinculado à realização de cursos de capacitação

A partir de 2014, quem solicitar o seguro-desemprego por duas vezes consecutivas em um período de dez anos será inscrito em cursos gratuitos de capacitação. De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli, a qualificação será obrigatória.
O objetivo é tornar a mão de obra brasileira cada vez mais capacitada para o mercado de trabalho. Por isso, explicou Scarabelli, o curso se dará preferencialmente a partir das experiências profissionais do solicitante do seguro-desemprego. “Mas a pessoa também poderá optar por áreas diferentes”.
As aulas serão ministradas durante o dia, em instituições que oferecem cursos dentro do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em Paranavaí, fazem parte da lista o Sesi/Senai, o Senac e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A proposta do Governo Federal também tem a intenção de diminuir fraudes. É que há quem faça acordos com os patrões. Essas pessoas são demitidas, dão entrada no seguro-desemprego, mas continuam trabalhando e recebendo salário.
BENEFÍCIO – O gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí explicou que o seguro-desemprego é um benefício e somente deve ser solicitado quando for necessário. “Precisa ser utilizado como complemento da renda”, afirmou, destacando que algumas pessoas utilizam o dinheiro para fazer investimentos ou viajar, por exemplo.
Desta forma, quem solicitar o seguro-desemprego, mas se recusar a fazer os cursos de capacitação poderá ter o benefício bloqueado. O acompanhamento será feito pelo sistema da própria Agência do Trabalhador, que será integrado ao banco de dados do Pronatec.