Reuniões extras pretendem zerar a pauta da Câmara

A Câmara de Vereadores de Paranavaí faz duas reuniões extraordinárias nesta quinta e sexta-feira, às 9 horas. As reuniões visam zerar a pauta do ano de 2012. No entanto, não está descartada a convocação de novas extras para a semana que vem, caso fiquem matérias pendentes.
Dentre os assuntos, dois temas importantes: a votação da reforma administrativa com criação de três novas secretarias, além da proposta orçamentária para 2013. O orçamento estava em pauta na primeira quinzena do mês, mas foi retirado por conta das mudanças propostas no governo pelo prefeito Rogério Lorenzetti.
Com o encerramento das reuniões estará chegando ao fim um ciclo de duas décadas e quatro mandatos. O vereador Nivaldo Mazzin ocupará pela última vez a cadeira que foi sua por cinco mandatos de presidente, ou seja, dez anos.
Ele saiu vitorioso em todas as eleições de vereador que participou. Se ausentou apenas uma vez, de 1997 a 2000, quando não postulou reeleição. De lá para cá tem conseguido renovar o mandato até este ano, quando decidiu não participar da disputa.
CARREIRA POLÍTICA – Mazzin antecipa que não está encerrando a carreira política. Cotado para ser secretário na futura equipe do prefeito reeleito, Rogério Lorenzetti, o presidente da Câmara admite que poderá voltar a postular um cargo eletivo, dificilmente de vereador. Entre as possibilidades uma candidatura a prefeito ou vice.
O político classifica como tranquilo o ano na Câmara. Mas, reconhece que a votação do projeto que reduziu o número de vereadores foi politicamente conturbado. Houve pressão e isso refletiu no resultado.
Considerado habilidoso, Mazzin admite que a forma encontrada não foi a ideal para a cidade. Tanto que defende uma casa de leis mais ampla, com 13 ou 15 vereadores. Ele entende que a nova composição do Legislativo poderá rever essa situação. Apenas três vereadores conseguiram renovar os seus mandatos. Portanto, renovação de 70%.