Ricardo Agostini e Juliano Bitencourt se apresentam em Paranavaí na terça

Na terça-feira, às 20h30, o projeto Camerata Paranavaí vai apresentar na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade um concerto do Duo de Cordas, formado pelo violonista Ricardo Agostini e o cavaquista e bandolinista Juliano Bitencourt, de Maringá. No repertório, clássicos de Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Paulinho da Viola, Zequinha de Abreu, Pixinguinha e Ernesto Nazareth. O evento que tem entrada gratuita é patrocinado pela Unimed e tem o apoio da Fundação Cultural.
O Duo de Cordas foi criado este ano, mas começou a ser idealizado em 2009, quando Agostini e Bitencourt se conheceram em um dos ensaios do Regional de Choro Enxó de Bainha. “Com foco no choro, decidimos fazer releituras e interpretações com arranjos próprios, além de somar improvisos e composições autorais”, explica o duo.
Ricardo Agostini é bacharel em violão pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e desde 2008 acompanha o grupo de ballet contemporâneo Erastos. Em 2009, reuniu cinco amigos para fundar o Enxó de Bainha, grupo que divulga o gênero no Paraná. Atualmente, é orientador de atividades no Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá e professor no Instituto da Música.
Juliano Bitencourt é músico, arranjador e professor. Além de lecionar no Instituto da Música, faz parte do grupo Geraldinho do Cavaco e Seu Regional, fundado pelo seu pai. Bitencourt já trabalhou com o cavaquista Alceu Maia, parceiro de longa data da cantora Alcione. Além disso, se aperfeiçoou no cavaco com Henrique Cazes, considerado um dos grandes solista do país.