Ricardo Barros confirma pré-candidatura de Cida Borghetti ao Governo do Paraná

O ministro da Saúde, deputado federal licenciado Ricardo Barros, confirmou ontem a decisão da vice-governadora Cida Borghetti de concorrer ao Palácio Iguaçu nas eleições do ano que vem. A decisão leva em conta, dentre outros fatores, que ela deve assumir o Governo em março próximo, portanto, concorrendo já na condição de chefe do Poder Executivo paranaense.
Tal condição deve se concretizar com o afastamento do governador Beto Richa para concorrer a uma das vagas do Paraná ao senado da República. Otimista, Barros avalia que haverá condições objetivas para a disputa. O próximo passo é costurar alianças visando compor o grupo para o pleito. Será a primeira mulher a governar o Estado, citou.
Ele também confirmou que utilizou o período de férias (retorna ao ministério na próxima segunda-feira) para visitar os municípios e ouvir correligionários. Na mesma medida, prestou conta da gestão e acolheu as propostas dos prefeitos. Ontem, por exemplo, Barros passou por 11 cidades da região de Paranavaí.
NOVO MANDATO – Pré-candidato à reeleição (Barros tem cinco mandatos como deputado), o ministro falou sobre a reforma política em curso. Disse que é favorável ao parlamentarismo.
Justifica que na história recente o Brasil acumula dois impedimentos de presidentes (Fernando Collor e Dilma Rousseff), processo desgastante. No parlamentarismo, defende, as crises são resolvidas rapidamente.
O deputado licenciado se posicionou contra o chamado “distritão”, modelo pelo qual seriam eleitos os mais votados em cada estado, independente da legenda. Na visão dele, enfraquece os partidos, diferente do modelo atual de proporção. Analisa ainda que esta proposta de reforma não deve ser aprovada.
MARIA VICTORIA – A deputada estadual Maria Victoria (PP) acompanhou o ministro Ricardo Barros na visita a Paranavaí. Ela fez um breve balanço da atividade parlamentar.
Lembrou que não fez campanha em Paranavaí. No entanto, contribuiu no atual mandato, disponibilizando R$ 1 milhão para o CIS – Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS/Amunpar.
Também manifestou apoio ao projeto de duplicação da R-376 até o Mato Grosso do Sul. Avalia que será importante para o desenvolvimento dos dois estados, de forma particular da região Noroeste. Como define, haverá um impulso econômico e na geração de empregos.