Ricardo Barros critica campanha de “voto caseiro”
O parlamentar criticou a campanha “Voto Noroeste” encabeçada pela Associação Comercial e Industrial de Paranavaí (Aciap) no último pleito. A entidade classista pedia para o eleitor votar em candidatos com domicílio em Paranavaí e região. “O mesmo movimento vem acontecendo em outras regiões como em Campo Mourão, intitulada ´Acorda Concam´, também encabeçada pela Associação Comercial”, disse o parlamentar.
A vice-presidente da Amunpar, prefeita de Paranapoema, Leurides Sampaio Ferreira Navarro (professora Leu), que presidiu a reunião, relatou o respeito que deve haver em relação ao trabalho do parlamentar, enfatizando que “na política temos nossa fidelidade, mas o reconhecimento e respeito ao trabalho do parlamentar tem que existir”.
O presidente da Aciap, Márcio Catiste rebateu as afirmações do parlamentar dizendo que a campanha ´Voto Noroeste´ foi estabelecida em cima de um legado político.
“O movimento era em torno do deputado Teruo Kato, e não era só da Aciap e sim de toda a cidade. Para aquela ocasião era a melhor atitude, agora são novos ares com discursos e diálogos abertos, desde que sejam em prol de Paranavaí e toda a região”, disse o empresário.
Barros fez um breve relato das emendas e recursos destinados a municípios que compõem a Amunpar, liberados por ele e a esposa a vice-governadora Cida Borghetti.
“São mais de R$ 15 milhões em recursos liberados durante os últimos anos, vocês (prefeitos) devem escolher se são parceiros ou não”, disse o parlamentar que adiantou que estaria na região de Campo Mourão para ter a mesma conversa com os gestores daquela região.
Apresentação do traçado da Ferrovia Norte/Sul
A reunião para apresentação do traçado da Ferrovia Norte/Sul no Paraná, que deveria acontecer na próxima segunda-feira, foi transferida para a próxima sexta-feira, dia 21, às 15h, na Assembleia Legislativa do PR.
Devem participar da reunião governadores, prefeitos e técnicos dos três estados sulistas, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O traçado já divulgado através de nota do Ministério dos Transportes indica que a linha férrea deve entrar no Paraná pelo Noroeste do Estado, na região de Colorado. Ao todo 31 cidades paranaenses deverão ser cortadas pela linha férrea, são cerca de 400 quilômetros de estrada de ferro, com entrepostos espalhados em pontos estratégicos.
Prefeitos que compõem a Amunpar estiveram em maio deste ano em Brasília reunidos com o diretor Geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Luiz Bastos, expondo o contraprojeto que previa a mudança do traçado da Ferrovia Norte/Sul, para que a linha férrea entrasse no Paraná pelo Extremo-Noroeste do estado. Na ocasião o Diretor da ANTT relatou que iria enviar o estudo apresentado para análise dos técnicos da ANTT. Desse estudo saiu um novo traçado que será apresentado na próxima sexta-feira.