Richa assina convênio para levar ações de cidadania às áreas de UPS

CURITIBA – O governador Beto Richa assinou termo de cooperação técnica para a realização de ações de desenvolvimento e cidadania nas regiões que são ocupadas por Unidades Paraná Seguro (UPS).
O objetivo do acordo – que envolve município de Curitiba, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Contas do Estado, entre outras entidades – é levar projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social dessas comunidades.
O termo assinado ontem prevê ações específicas de cada parte envolvida para serem implantadas a partir deste ano nas dez UPS da capital, e nas demais unidades do interior.
“O primeiro momento já passou, que é o de combate ao crime organizado e o mapeamento das principais dificuldades dos moradores. Agora, damos continuidade a esse projeto de polícia comunitária levando cidadania à população”, destacou Richa.
O Plano de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania, elaborado pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e pelo gabinete do vice-governador Flávio Arns, foi apresentado às partes envolvidas e contém um quadro das principais demandas de cada região de UPS, e medidas específicas que cada entidade deverá executar, com datas preestabelecidas.
Richa lembrou os altos índices de criminalidade registrados nos bairros, antes da ocupação pelas UPS. “Reduzimos, em média, 32% o número de homicídios nesses locais”, disse. O governador também informou que serão instaladas nos próximos meses Unidades Paraná Seguro em Foz do Iguaçu e na região de Maringá.
Semanalmente, serão realizadas reuniões com representantes de cada entidade envolvida no planejamento de ações nas UPS, para avaliar os projetos desenvolvidos. Mensalmente, serão apresentados os resultados dos trabalhos ao governador e ao prefeito da capital, Gustavo Fruet.