Richa defende redução de juros para a agropecuária
CURITIBA – O governador Beto Richa defende a redução da taxa de juros do crédito rural para financiamento da próxima safra de verão 2017/18. Ele diz que essa é uma medida determinante para o setor agrícola, para que o setor contribua positivamente para a sustentação da balança comercial brasileira.
“O agronegócio tem sido a sustentação da economia para o País e para os Estados, neste período de crise e desemprego acentuado”, afirmou.
A defesa da queda dos juros foi recomendada pelo governador à Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento, cujos representantes participaram de reunião promovida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para discutir propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) para a safra 2017/18.
A CNA escolheu Curitiba, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), para sediar o encontro, que reuniu representantes dos governos e dos produtores dos três estados do Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), que também apresentaram suas propostas.
A Secretaria estadual da Agricultura defendeu como ponto principal a necessidade de redução de três pontos percentuais da taxa de juros, que atualmente varia de 8,75% a 9,5% ao ano, em todas as linhas. Conforme a proposta, essa redução deve ser válida para as linhas de custeio, investimento e comercialização.
Foi consenso de todas as instituições participantes e dos produtores rurais que as taxas de juros precisam ser reduzidas para que o País volte a crescer e a gerar emprego e renda, para sair da recessão.