Richa Filho fala sobre “Porto no Campo” e aborda a duplicação da BR-376

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, esteve ontem em Paranavaí para falar sobre o Programa Porto no Campo. Aproveitou para dizer que o Governo do Estado estuda uma forma de viabilizar o projeto de duplicação da BR-376 até às margens do Rio Paraná.
O Projeto Porto no Campo tem o objetivo de aproximar a administração dos Portos de Paranaguá e Antonina com o setor produtivo de todas as regiões do estado.
Durante entrevista coletiva, antes do encontro, Richa explicou que, sobre a duplicação da BR-376, ainda não foi feito nenhum contato com o Governo Federal. Ele não descartou uma parceria com a iniciativa privada e lembrou que o projeto terá continuidade no estado do Mato Grosso do Sul.
“Por enquanto estamos discutindo o assunto e avaliando a melhor maneira de viabilizar a obra. Estamos na fase de desenvolver as ideias e encontrar um meio de tornar realidade o anseio e a necessidade da região”, disse o secretário.
PROJETO – O secretário estava acompanhado do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. Eles iriam se reunir com o setor produtivo de Paranavaí e região. A reunião à noite seria no auditório da Associação Comercial.
O Projeto Porto no Campo foi lançado no início do ano pelo Governo do Estado. Em reuniões regionais, os produtores recebem informações sobre os projetos de modernização dos Portos de Paranaguá e Antonina.
Durante o encontro os produtores teriam a oportunidade de apresentar suas reinvindicações. O objetivo do diálogo é de solucionar as demandas para agilizar o escoamento da safra e dos produtos da região.
“Somos servidores públicos. Temos que prestar contas e ouvir a cadeia produtiva. Por isso estamos aqui, a pedido do governador Beto Richa, para explicar as medidas adotadas para modernizar e dar mais agilidade no escoamento de nossa safra”, afirmou o secretário.
MODERNIDADE – O superintendente Luiz Henrique Dividino disse que o porto estava em uma situação difícil quando Beto Richa assumiu o governo do Estado. A estrutura estava defasada e havia uma imagem negativa, disse ele.
“Com a autorização do Beto Richa passamos a agir com uma mentalidade de modernizar e adequar-se a administração adotada nos portos mais desenvolvidos do mundo. Com isso fizemos Plano Diretor Portuário e hoje temos planejamento para os próximos 20 anos”, disse o superintendente.
Dividino explicou que somente nesse ano está sendo investido mais de R$ 220 milhões. Para o próximo ano os valores também serão similares. O dinheiro está sendo investindo em equipamentos e dragagens.