Richa libera atividades da Patrulha do Campo pelo Consórcio Caiuá

O governador do Paraná, Beto Richa, assinou ontem em Paranavaí o convênio que libera o início das atividades da Patrulha do Campo na região.

A Patrulha, que faz parte do Programa “Estradas da Integração”, vai beneficiar os 10 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Caiuá-Ambiental (CICA), que são: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Mirador, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica. “Sempre que o governador vem a Paranavaí, vem trazendo boas notícias. A Patrulha do Campo, sem dúvida, é uma grande conquista para os municípios que compõem o Consórcio. Estamos nos organizando para utilizar o maquinário de maneira inteligente e ágil para solucionar os problemas e padronizar as condições das estradas”, destacou o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, que também é presidente do Consórcio.
Além dele, também participaram da assinatura diversas autoridades e lideranças locais, entre elas o deputado estadual Teruo Kato e o vereador Antônio Alves.
A Patrulha do Campo, que será utilizada para readequação e melhorias nas estradas rurais do Noroeste, é composta por um caminhão comboio, uma escavadeira hidráulica, um trator de esteira, uma motoniveladora, uma pá-carregadeira, um rolo compactador, cinco caminhões basculantes, uma pick-up para uso de um profissional técnico e uma carreta para transporte dos equipamentos.
Os municípios serão responsáveis pelo pagamento da mão-de-obra (operadores de máquina) e do combustível.
“Há mais de 20 anos o Governo do Estado não adquiria maquinários novos. Agora já compramos 30 patrulhas completas, com 13 equipamentos cada, e a previsão é de que no próximo ano vamos adquirir mais 30. Temos ouvido avaliações positivas da população e dos prefeitos do Paraná e queremos continuar investindo para melhorar a vida de cada cidadão paranaense, seja na cidade ou no campo”, apontou o governador Beto Richa.
Os primeiros municípios a receberem a Patrulha do Campo serão Cruzeiro do Sul, com a readequação de 16,3 km de estradas; Alto Paraná, com 22,32 km; Paranavaí, com 30 km de estradas a receber melhorias; e Amaporã, com 8,4 km. A ordem de prioridade para utilização da Patrulha foi definida em Assembleia Geral realizada entre os municípios componentes do CICA.
O Programa Patrulha do Campo foi lançado em 2012 a partir de um entendimento do governador Beto Richa sobre a importância de se integrar, padronizar as condições das estradas rurais do Paraná e elaborar práticas conservacionistas para que os problemas com as chuvas e com o uso contínuo das estradas fossem resolvidos.
O documento assinado pelo governador Beto Richa e pelo prefeito Rogério Lorenzetti firma o convênio entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Secretaria de Estado da Agricultura e o Consórcio Intermunicipal Caiuá-Ambiental. O convênio tem vigência de 2 anos, podendo o prazo ser prorrogado conforme entendimento das partes.